Algumas unidades de saúde não estão aplicando as vacinas contra gripe

Matéria: Paula Partyka

Após o contato de uma mãe que levou seu filho para se vacinar e foi mandada para casa sem a vacina, o JJ entrou em contato com a Secretaria de Saúde e esclareceu que a vacinação tem novo direcionamento

 Na semana passada uma leitora do Jornal de Jaguariúna (JJ) contou para a redação que foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Jaguariúna para vacinar seu filho, mas não conseguiu. De acordo com ela, a funcionária responsável por aplicar a vacina está de férias.

Em contato com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, ela afirma que sim, alguns funcionários das Salas de Vacinas estão cumprindo o período de férias a que têm direito. Isso vem sendo informado aos usuários que procuram esse serviço.

De acordo com Maria do Carmo, este período do mês de junho a vacinação está sendo direcionada às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Miguel Martini, Fontanella, Vila 12 de Setembro e Jardim Florianópolis. Nessas unidades a criança pode ser levada e vacinada sem contratempo.

“É que por se tratar de uma atividade específica e especializada no atendimento a crianças e adultos, a aplicação de vacinas exige treinamento e conhecimento específicos do servidor da Saúde”, explica.

A saúde de Jaguariúna segue calendário nacional e estende vacina contra a gripe a toda população. Atendendo a determinação do Ministério da Saúde, desde o dia 03 de junho até o dia 14, acontece a vacinação contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. De acordo com Maria do Carmo, isso não significa que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram a dose podem deixar de se vacinar.

Fazem parte desse grupo: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, professores das redes pública e particular, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e também funcionários do sistema prisional.

A vacina é formada por vírus inativados, fragmentada e purificados. De acordo com os médicos, ela não contém vírus vivos e não causa a doença. Portanto, excepcionalmente, no período de 3 a 14 de junho o Ministério da Saúde disponibilizará a vacina Influenza a toda população.

Dessa forma, Estados e Municípios estão orientando a oferta da vacina para todas as faixas etárias conforme o estoque existente. Quem mora em Jaguariúna e quiser se vacinar contra a gripe Influenza deve procurar uma UBS.

 

Comentários