Carnaval: Alimentação saudável garante energia

O carnaval é um período muito intenso para a maioria das pessoas, perdemos horas ou até noites de sono, pulamos e dançamos a noite inteira e para piorar a situação, consumimos bebidas alcoólicas por dias seguidos.  E como fazer para ter energia e resistência para não deixar a peteca cair em plena festa, e ainda minimizar os danos futuros ao nosso organismo.

sucos

A atenção com a alimentação nessa época é muito importante porque qualquer descuido pode gerar um grande desgaste físico e baixar a imunidade, debilitando o organismo.

Pensando nisso buscamos informações com alguns dos melhores especialistas dessa área no país.

Gabriel de Carvalho nutricionista e farmacêutico bioquímico, responsável por trazer a nutrição funcional para o Brasil, consultor da Chocolife alimentos funcionais e palestrante internacional nos fala sobre alimentos importantes para esses dias.

Em seguida a Chef saudável e funcional Lidiane Barbosa conhecida por seus cursos, por mudar a vida de famílias com seus pratos deliciosos e saudáveis e principalmente suas consultorias (já são mais de sete estabelecimentos que já tem sua assinatura em seu cardápio) nos ensina receitas com esses alimentos.

A maçã é um alimento rico em polifenóis, rico em enzimas digestivas e que tem uma ação muito boa na parte digestiva de uma forma geral no estomago e também intestino e por isso com uma possível sobre carga alcoólica acaba sendo um alimento bem interessante pra esse período, um alimento leve e que ajuda a desinflamar o estomago e intestino.

O gengibre tem vários compostos como gingerol e gingerona que são substancias também com ação anti-inflamatória e antioxidante e por isso bom na recuperação dos excessos do uso de álcool, porque o álcool tem ação inflamatória e ação oxidativa então o gengibre tem esses compostos que são bem interessantes, além de ser um alimento que reequilibra o trato gastro intestinal em especial o estomago, também é um alimento protetor do estomago, ajuda a reequilibrar as secreções gástricas.

A couve da mesma forma que a folha do brócolis ou repolho, são alimentos que trabalham bastante as enzimas de detoxificação então eles vão dar um suporte pra uma ótima eliminação das substancias tóxicas do álcool, assim como qualquer outra substância tóxica. Ação básica: protege o fígado, e protege todas as células do nosso corpo da toxidade.

A melancia é rica em água, potássio, carboidrato, frutose e glutationa sendo o potássio (também presentes no gengibre e na couve) responsável pela desintoxicação das células desidratadas pelo álcool, a água é fundamental sempre. A Melancia tem glutationa que também é um antioxidante muito importante.

Alecrim é fantástico ele tem acido rosmarínico tem o rosmarinol são substancias protetoras da parte hepática e vascular e um grande equilibrador da parte gástrica e hepática ajuda nas dores de estômago, por exemplo, chá de alecrim é muito interessante ele é chamado de omeoprazol natural é muito interessante para o mal estar gástrico. Uma opção interessante chá de alecrim com gengibre que pode ser usado tanto como pré-folia na prevenção ou pós-folia para tratamento.

Cúrcuma tem grande capacidade desoxidante protetora do fígado e de todas as nossas células contra efeitos tóxicos do excesso de álcool e no carnaval muita folia, muita dança, atividade física intensa e pouco sono contribui para aumento de stress oxidativo e degeneração das células, então a reposição com antioxidantes via nutricional é muito importante e a cúrcuma contribui de forma intensa como também bloqueador da inflamação, bloqueador dos radicais livres e melhora da detoxificação.

O peixe muito interessante em comparação a outras carnes por ser uma proteína de digestibilidade super fácil por esse detalhe é uma fonte de aminoácidos que vão aumentar a síntese da glutationa, glutationa antioxidante importante de fácil digestibilidade. Ponto importante tem as gorduras saudáveis que são a ômega 3 se são peixes de mar em especial.

As frutas de verão têm muitos polifenóis. Em Porto Alegre saliento sempre a amora, mas pode ser romã ou caju no nordeste do país, também outras frutas mais silvestres como morangos, mirtilos, framboesas e cerejas contem um conjunto de polifenois altamente anti-inflamatórios e antioxidantes e muito interessante para compor esse coquetel de detoxificação de proteção estomacal de ajuda pra proteger as células e mantê-las hidratadas em reposta a essas agressões comuns dessa época.

O chocolate amargo (70% cacau de preferência) é uma pedida interessante principalmente para ser usado antes das folias, porque ele vai dar uma energia prolongada ao longo de horas. Tem uma gordura que retarda a absorção do álcool consequência a pessoa não vai sentir o efeito tão rápido e aguentará mais a folia e além de ter todos os polifenois protetores da parte cardiovascular e hepática do organismo  além de beneficiar todas as células do organismo com os antioxidantes, anti-inflamatórios ali contidos. Outra coisa importante é que o cacau tem fator de proteção solar, o que é muito bom para essa época do ano, pois ira a ajudar a se proteger do sol.

Receitas (chef saudável e funcional Lidiane Barbosa)
1)Suco para ter pique nesse carnaval:
Suco de 2 laranjas
1 copo d’água
3 fatias de abacaxi
1 colher de sopa de semente de chia
1 pitada de cardamomo
2 ameixas sem caroço
Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador. E o suco está pronto! Caso o cardamomo não seja encontrado no supermercado, pode ser substituído por guaraná em pó ou canela em pó.

2)Suco desintoxicador
Indicado para aqueles que abusam do álcool nessa época do ano e vai acordar com aquela ressaca.
“A gente vai utilizar o suco de uva escura, que é rica em flavonóides e vai garantir uma excelente circulação. E tem o gengibre, que é um excelente termogênico e afrodisíaco para deixar o carnaval mais apimentando”, ressalta Lidiane.
Veja os ingredientes para o suco:
200 ml de suco orgânico de uva
1/2 copo de água filtrada
1/2 xícara de chá de erva cidreira
e gengibre a gosto
Basta bater no liquidificador e está pronto!

3)Creme de cenoura com gengibre – para antes da folia
Ingredientes:
3 cenouras
700 ml de água
½ cebola
½ alho poro
½ xícara de castanha de caju
1 pedaço de gengibre
1 punhado de salsinha
2 colheres de sopa de farinha de chia
acerte o sal
Acrescente pimenta cayena e fio de azeite de olive extra virgem antes de servir.

Modo de preparo:
Coloque a castanha de molho em água suficiente para cobrir enquanto a cenoura cozinha.
Leve, a cenoura picada em pedaços, a cebola, o alho poró e a água ao fogo baixo. Cozinhe ate que a cenoura fique molinha.
Bata todos os ingredientes da panela, no liquidificador, acrescentando os demais.
Sirva quente ou frio

4)Maça com canela e crocante de amêndoas – lanchinho delicioso para aguentar o pique

Ingredientes:
2 maças
óleo de coco
canela em pó
mel
¼ de xícara de amêndoas sem sal

Modo de preparo:
Lave e higienize as maçãs. Corte ao meio.
Leve a uma frigideira, com um pouquinho de óleo de coco, sem retirar a casca com a parte da polpa para dourar na frigideira.
Retire as maças, salpique canela.
Em um processador triture as amêndoas, salpique nas maças e finalize com mel.

5)Peixe embrulhado ao pesto de alecrim – para um almoço nutritivo
Ingredientes para o peixe:
2 files de tilapia
suco de meio limão
sal marinho moído
pimenta do reino
½  cenoura
½ cebola
papel manteiga

Modo de preparo:
Tempere o peixe com limão, sal e pimenta e deixe por 15 minutos marinando.
Corte o papel manteiga em um quadrado 2 x o tamanho do peixe.
Corte a cenoura em rodelas fininhas.
Corte a cebola em fatias finas.
Monte uma “cama” para o peixe encima do papel manteiga com cenoura e depois cebola.
Coloque o file de tilápia.
Embrulhe o peixe como se fosse um bombom e leve ao forno pré-quecido a 180 C por 20 minutos.

Ingredientes para o pesto:
1 punhado de alecrim fresco
1 punhado de castanha de caju
1 dente de alho
¼ de xícara de azeite de oliva extra virgem
sal marinho moído

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar um molho ralinho.
Sirva com o peixe.

 

Comentários