Alistamento Militar pode ser feito pela internet até 30 de junho

O Alistamento Militar para homens que têm ou que completam 18 anos em 2021 poderá ser feito, em atenção às medidas de prevenção à Covid-19, pela internet até o dia 30 de junho, em www.alistamento.eb.mil.br.

O secretário da Junta de Serviço Militar de Mogi Guaçu, Paulo Sergio Diroldi, explica que o processo é obrigatório a todos os cidadãos brasileiros do sexo masculino que atingem a maioridade. “Após a inscrição, todos participam de etapas de seleção realizadas para escolher quem segue para incorporação na Marinha, Aeronáutica ou no Exército em 2022”, disse.

De acordo com ele, quem fizer o alistamento dentro do prazo começa a ser chamados a partir de 1º de julho em processo seletivo que ocorrerá até o dia 28 de outubro. “Homens que apresentarem boas condições de saúde físicas e mentais devem ser selecionados. Mas, para designação em uma Força Armada, depende da aptidão pessoal. Das habilidades e competências”, conta.

 

Como fazer?

O alistamento pode ser realizado de forma online, pelo computador ou celular, através do site www.alistamento.eb.mil.br. A partir do cadastro, o candidato receberá as instruções referentes às etapas seguintes, como a data e local de apresentação. Em caso de dificuldade, o interessado pode fazer a inscrição presencialmente na sede da Junta de Serviço Militar de Mogi Guaçu, situada na Avenida Paulista, 338, Jardim Centenário. Para mais informações, o número de contato é (19) 3818-2768.

 

Como funciona o Serviço Militar?

O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Brasileiros naturalizados ou por opção deverão realizar o alistamento no prazo de 30 dias, contados a partir da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. Quem perder o prazo deve comparecer à Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu alistamento.

O cidadão que não se alistar não poderá, entre outras coisas, obter ou prorrogar a validade do passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, participar de concursos públicos, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais.

  

Comentários