Alumni falam a alunos da UniFAJ sobre experiências profissionais e conquista de espaço no mercado de trabalho

Os desafios da profissão, as conquistas e mesmo as dificuldades encontradas no mercado de trabalho foram alguns dos assuntos abordados no evento “Bate Papo”, promovido na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), através do Programa Alumni, na quinta-feira (30).

Sete profissionais formados na IES trouxeram aos alunos dos cursos de psicologia, educação física, fisioterapia, nutrição e pedagogia da UniFAJ, experiências profissionais na trajetória como aluno de ensino superior à conquista de espaço no mercado de trabalho. Os convidados ainda falaram da responsabilidade do profissional na formação de seu currículo e o resultado de trabalho em equipe multidisciplinar no mundo moderno.

O grupo alumni que comandou o evento é formado por Renato Henrique do Couto Melo (psicólogo), Adriana Montanheiro (nutricionista), Gilmar Bueno Bragato da Silva (fisioterapeuta), Caio Bueno de Moraes (fisioterapeuta) e Jean Carlo Tavares Leite (preparador físico). Também participou o futuro alumni do curso de fisioterapia, Ruan Carlos de Oliveira, e a pedagoga Poliana Helena Batista Thomaz, única não formada na UniFAJ. Todos atuam no clube de futebol Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas.

“O evento multidisciplinar teve a intenção de acolher e homenagear os sete alumni, que mostraram desejo de trazer sua gratidão à UniFAJ, instituição que os formou e abriu-lhes o mundo”, diz a professora Vera Castanho, responsável pelo Programa Alumni da instituição.
Para a docente, o evento foi importante para estimular a percepção de mercado para futuros alumni. “Através dos relatos dos profissionais, os nossos alunos chegam à conclusão: ‘se eles conseguiram, eu também consigo…. é possível!'”, comenta Vera.
Além disso, a professora reforça a importância do networking gerado em ocasiões como essa. “Isso possibilita a divulgação do Programa Alumni, a troca de relacionamentos e possibilidades de trabalho e, ainda, a presença de duas marcas fortes: Ponte Preta e UniFAJ”, defende.

Programa Alumni

O Programa Alumni da UniFAJ tem o objetivo de oferecer ao ex-aluno ampla estrutura de apoio à sua formação continuada e benefícios de acompanhamento e suporte à sua carreira.

Dessa forma, em diversas atividades do dia a dia da, em eventos culturais e sociais das áreas das ciências humanas, exatas e da saúde e, ou participando de vários programas acadêmicos da UniFAJ, acontece a participação de ex-alunos, como convidados que à casa retornam ou como protagonistas, quando compartilham suas experiências pós vida acadêmica, suas descobertas, agora como profissionais graduados, suas buscas de oportunidades no mercado de trabalho e na vida pessoal, sucessos e insucessos, assim como seus objetivos na continuidade da formação acadêmica e investimentos em produções científicas.

 

Comentários