Alunas de Nutrição do UniFAJ promovem Oficina de Culinária com idosos do Centro Dia

Na manhã da última terça-feira, 28 de agosto, idosos do Centro Dia “Osmar Carneiro” participaram de uma “Oficina de Culinária” organizada por alunas do 6º semestre de Nutrição do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), que teve preparação de pães a base de farinha integral e uma salada de folhas e legumes.

O atendimento aos idosos, no Centro Dia é feito pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, coordenada pela secretária Andréa Dias Lizun.

Segundo as alunas, a ideia de preparar esses alimentos surgiu após encontros anteriores de orientação sobre uma alimentação mais saudável, que se encaixasse nas necessidades nutricionais de cada idoso. Além disso, os idosos disseram ter saudade do pão feito por eles em casa e trouxeram para esse segundo semestre a produção de pães e o preparo de uma salada, ambos com a participação dos idosos.

As alunas já realizaram três importantes encontros no Centro Dia do Idoso, durante o primeiro semestre de 2018, com orientações e dinâmicas que conscientizassem os idosos a adquirir uma vida com hábitos alimentares mais saudáveis.

Para isso, utilizaram um vídeo explicativo sobre hipertensão arterial e os riscos causados pelo uso excessivo de alguns alimentos, além de dinâmicas com a utilização da pirâmide alimentar. Essas ações, conforme as universitárias, resultaram num trabalho de excelência no UniFAJ.

Para a coordenadora do Centro Dia, Marielen Rossetti, esse resgate e a interação idosos x alunas é bastante positiva. “Percebemos que cozinhar era algo que muitos idosos faziam habitualmente, antes, e que sentem falta agora. Algo que suscite a memória afetiva através dos sentidos, até mesmo como ferramenta de estimulação através da participação nas receitas e preparo”, diz.

Segundo Marielen, há possibilidade de a oficina acontecer com mais frequência no cronograma de atividades do Centro Dia. O encontro realizado na terça-feira foi finalizado com o consumo dos pães, que foram cuidadosamente preparados pelos idosos, e estiveram à mesa, também, no café da tarde para confraternizar com as alunas do UniFAJ.

 

Comentários