Alunos acompanharam oficina sobre cinema no Museu Bernardino de Campos

Na quarta-feira, 15/5,, o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos recebeu a Oficina Cine Camiseta: cinema de ontem e sempre, ministrada pelo cineasta, radialista, produtor, professor e pesquisador de audiovisual, Diaulas Ullysses.

A oficina, que consistiu numa vivência cinematográfica lúdica para crianças e adultos, com a demonstração de equipamentos fílmicos (projetores, filmadoras a mão, películas, discos, entre outros) usados nas gravações de grandes clássicos do cinema através dos tempos, recebeu alunos e professores da EMEI Sossego da Mamãe.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer a história do cinema através de suas mídias, das películas mecânicas que exigiam completa operação humana ao DVD/Blu-ray, digitais e automáticas, em equipamentos portáteis e em alta resolução; das fotografias estáticas às reproduções de imagens eletrônicas.

De forma dinâmica, as crianças puderam testemunhar suas camisetas tornando-se telas vivas de cinema, através da exibição de filme rodado em projetor modelo Super8mm.

A iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Amparo com o Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que vem, desde abril, realizando atividades e exibições de filmes gratuitas no Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos. Maiores informações podem ser sanadas junto à instituição municipal, por meio do email cultura@amparo.sp.gov.br ou por meio do telefone 3817-3002, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

 

Comentários