Alunos da Ativa participam de aula sobre história de Itapira

Na tarde da última quinta-feira, 18, o responsável pelo Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, Eric Apolinário, ministrou uma aula sobre a história de Itapira para um grupo de aproximadamente 50 alunos do 3º, 4º e 5º ano do Instituto Educacional Ativa.

A aula foi iniciada com explanações sobre a origem do bairro rural Macucos, pertencente à Mogi Mirim, que contava com pequenas propriedades agrícolas de famílias de origem portuguesa que se uniram em um tímido núcleo urbano dando origem a Vila de Nossa Senhora da Penha de Mogi Mirim, que depois se transformou na cidade de Penha do Rio do Peixe e posteriormente em Itapira.  “Durante uma hora falei para os alunos sobre como era formada a região de Mogi Mirim no século XVIII, sobre as tribos indígenas que viviam em nossa região, as incursões dos Bandeirantes e a formação de pequenas vilas utilizadas como parada para as tropas que seguiam rumo a Minas Gerais. Trouxe uma discussão importante para os alunos, falando sobre a tradição da ideia de ‘pai fundador’, ‘pioneiros’ e ‘fundadores’, desmistificando ideias ultrapassadas e fictícias sobre as origens de Itapira”, comentou Apolinário.

Depois dessa introdução, o palestrante falou sobre a transição da pequena vila para a cidade cafeeira com a chegada de forasteiros e a abertura de grandes fazendas produtoras de café. Dentro deste assunto, Eric Apolinário também abordou a escravidão na Penha do Rio do Peixe e falou sobre os milhares de escravos que viveram trabalhar na cidade. “Os alunos receberam informações de como a cidade de Penha do Rio do Peixe cresceu economicamente utilizando a mão de obra escrava de e como grandes fazendas produtoras de café inflaram a economia local trazendo, por exemplo, a ferrovia para a cidade”, complementou.

Ao final da palestra, Apolinário também falou sobre o assassinato do delegado Joaquim Firmino de Araújo Cunha, conhecido nacionalmente como ‘O Crime da Penha’, e mostrou como o fato causou impacto no município, levando os vereadores a trocarem o nome da cidade em 1890, quando passou a se chamar Itapira.

As escolas ou instituições interessadas em receber a palestra podem entrar em contato pelo telefone (19) 3863-0835 ou pelo email museu.historico@itapira.sp.gov.br para agendamento. O Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 e no domingo das 10h00 às 13h00 com entrada franca.

 

Comentários