Alunos da Faculdade Franco Montoro já atuam na Santa Casa
Estudantes do 5º e 6º anos de medicina estão atuando no setor de pediatria e na maternidade do hospital
Há cerca de três meses, alunos do curso de medicina da Faculdade “Professor Franco Montoro”, de Mogi Guaçu, estão realizando estágio curricular obrigatório na maternidade e no setor de pediatria da Santa Casa de Mogi Mirim. Esse aprendizado médico foi resultado de um convênio firmado no último mês de maio entre o hospital mogimiriano, a faculdade e a irmandade.
A iniciativa surgiu por parte do diretor da Faculdade de Medicina, Mário Vedovello Filho, o Marinho, em dezembro de 2023. Logo o projeto ganhou a adesão de Paulo Silva e do prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti. Na época, o prefeito de Mogi Mirim comemorou a vinda dos estudantes, ressaltando que experiência em um ambiente hospitalar só trará benefícios aos futuros médicos formados pela Franco Montoro.
Paulo Silva também destacou que os alunos serão fundamentais para o resgate da Santa Casa, transformando esse hospital em um dos melhores da região. Os alunos da faculdade guaçuana estão sempre sob a supervisão de um médico durante as jornadas no hospital.
No caso da pediatria, os futuros médicos contam com a experiência do pediatra Luís Oscar de Souza Oliveira. Já para o administrador da Santa Casa, Daniel de Carvalho Frugolli, a vinda de estudantes para a Santa Casa sempre será incentivada e contará com o apoio do hospital e da irmandade.
Ele afirmou que o trabalho dos estudantes nos dois setores da Santa Casa vem gerando muitos elogios por parte dos pacientes, sinalizando que o convênio já é um sucesso. Por último, Daniel revelou que, futuramente, o convênio deve ser estendido ao PSC (Pronto Socorro Central), clínica médica e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulta.