Alunos da FAJ dão início ao atendimento no projeto Vida de Saúde

O projeto Vida de Saúde, lançado em Jaguariúna pelo profissional em educação física Marcio Atalla em parceria com a Faculdade de Jaguariúna – FAJ cumpriu mais uma etapa nesta semana. Aproximadamente 250 alunos da FAJ participaram de treinamento obrigatório para se tornarem aptos a exercerem as atividades da iniciativa.

A capacitação com a equipe de Marcio Atalla aconteceu em dois dias. No sábado, dia 9 de abril, cerca de 100 voluntários compareceram ao Anfiteatro do Campus 1. Já na segunda-feira, dia 11 de abril, a preparação ocorreu no Anfiteatro do Campus 2 com a presença de 150 alunos.

Em sua maioria são estudantes matriculados nos cursos da área de saúde: Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição, que iniciaram, no dia 13 de abril, as inscrições dos interessados em participar das atividades do projeto, além de aferir dados como estatura, peso e medida da circunferência abdominal.

Até esta quarta-feira, dia 20 de abril, foram atendidos aproximadamente mil pessoas nas UBS’s – Unidade Básica de Saúde e em algumas empresas de Jaguariúna. Para as próximas semanas está previsto o início das atividades nos parques do município e demais empresas da região.

O treinamento teve a participação de Marcio Atalla e de alguns profissionais da FAJ, como Beatriz Leme Passos Carvalho, coordenadora do curso de Educação Física, Taiguara Bertelli Costa, assessor do curso de Educação Física, Celene Aparecida Ferrari Audi, coordenadora do curso de Enfermagem, e Jacqueline Magno Silva, coordenadora do curso de Nutrição.

“O treinamento dos voluntários da FAJ foi um momento marcante nesse projeto Vida de Saúde em Jaguariúna. É onde a sociedade começa a se organizar pra intervir no estilo de vida da população, com uma orientação acessível e de qualidade. Ver os futuros profissionais de saúde se engajando nesse projeto é significativo e emociona. Foi o ponto de partida para uma grande mudança de estilo de vida e saúde de uma cidade”, disse Marcio Atalla.

Mobilizar a cidade

O projeto Vida de Saúde em Jaguariúna tem o objetivo de mobilizar toda a cidade para melhorar a qualidade de vida da população através de um dia-a-dia com mais movimento e melhores escolhas na alimentação. Além da mudança no cotidiano das pessoas, a iniciativa terá respaldo científico coordenado pelo professor Atalla junto com a Faculdade de Jaguariúna – FAJ e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Mais do que isso: será o primeiro registro científico da mudança de comportamento e hábitos feito em massa. A FAJ participa efetivamente de todas as ações, representada por seus alunos que darão auxílio nos eventos que acontecem a partir do dia 30 de abril até o mês de dezembro.

 

O projeto Vida de Saúde será alvo de uma larga pesquisa científica com resultados que pretendem agregar valor para a sociedade brasileira. O programa pode ser acompanhado pelo site – http://www.vidadesaude.com.br/

Matéria: Lucas Dal’Bó

 

Comentários