Alunos da rede pública acompanham primeira sessão de espetáculo infantil

Cerca de 200 pessoas estiveram na tarde de hoje no Centro de Cultura e Eventos para acompanhar a primeira apresentação da peça infantil “A Árvore da Vida”, que tem como tema a sustentabilidade. A peça narra a aventura de um grupo de insetos que busca a cura para o local em que eles moram, a árvore da vida. Durante a procura são trabalhadas com muito humor questões importantes sobre preservação ambiental. Duas sessões marcaram a estreia em Holambra e outras três estão programadas para amanhã.

Alunos de três escolas da rede pública municipal conferiram a sessão de estreia e, se depender desta turminha, o planeta está em boas mãos. “Eu aprendi a valorizar as árvores. Tem que gastar menos água, não demorar no banho”, disse o estudante Cauã Silva Peres, de 9 anos. Ele é aluno da escola municipal Novo Florescer, do bairro Fundão.

“A gente tem que desligar os aparelhos eletrônicos e não gastar muita energia. Desligar o chuveiro quando está tomando banho, quando vai se ensaboar. Sem o meio ambiente a gente não consegue viver”, explicou Mireli Ernesto Nogueira, de 10 anos, que frequenta a escola Recanto das Palmeiras, também na zona rural de Holambra.

A aluna da unidade de ensino Jardim das Primaveras, Agnes Fernandes de Paula Vicente, de 10 anos, também prestigiou a apresentação e mostrou que a lição fora da sala de aula desta tarde foi assimilada: “Eu aprendi que é importante preservar a natureza, que não pode jogar lixo no rio”, disse. “A gente mora nela e se não preservar ela fica poluída, o rio fica poluído e o ambiente vai ser todo contaminado. Aprendi muito sobre preservar o mundo”.

“Falar sobre nosso meio ambiente com foco na sustentabilidade é um privilégio. Levar esse conteúdo é uma missão nossa, de todos que têm consciência da forma que cuidamos do nosso planeta”, explicou o diretor do espetáculo Jorge Fantini. “Se após ver nosso trabalho uma criança, jovem ou adulto pensar um pouco antes de jogar uma embalagem na rua já estaremos contribuindo para a preservação”.

Amanhã, dia 8 de novembro, serão realizadas mais três apresentações gratuitas e abertas ao público: às 8h, às 10h e às 13h30. Vão ser disponibilizados 300 lugares em cada sessão. Senhas serão distribuídas 1 hora antes de cada apresentação. No total cerca de 800 alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais Jardim das Primaveras, Novo Florescer e Recanto das Palmeiras vão prestigiar o espetáculo.

Kevin Carlos Vieira tem 9 anos. Ele estuda na unidade de ensino Jardim das Primaveras. Foi a primeira vez que ele viu uma peça de teatro. “Bem legal. Faz tempo que a gente não sai da escola e é muito gostoso assistir teatro”, disse. O estudante Mateus José de Campos, de 10 anos, também gostou de passar uma tarde diferente: “Nós sempre ficamos na sala de aula fazendo lição, lição e hoje a gente saiu pra se divertir um pouco e aprender”, contou o menino, que frequenta a escola do bairro Palmeiras. Giovana Carvalho Adão, de 10 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei muito legal. O teatro é legal ensina bastante coisa interessante para a gente”, avaliou a garota. “Gostei”.

O espetáculo chegou à cidade por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), tem patrocínio da Harald, apoio cultural da FMC e da Prefeitura de Holambra. A produção é assinada pela companhia teatral campineira Sia Santa.

“Esse tipo de iniciativa é muito importante pois auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo através de conhecimento e aprendizagem”, explicou o diretor municipal de Educação, Amarildo Boer. Para Alessandra Caratti, diretora da pasta de Turismo e Cultura, a iniciativa alia lazer e ensino, além de proporcionar aos espectadores da cidade a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral de alto nível.

Matéria: ASCOM

 

Comentários