Alunos do Educandário estiveram no Museu Bernardino de Campos

Alunos do Educandário Nossa Senhora do Amparo visitaram o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos na sexta-feira, 24/5. Na ocasião, o grupo visitou cômodos da instituição, divididos em horas do tempo, bem como reconhecer a sua história e de toda a comunidade amparense. Através das obras e peças de seu rico acervo, que permanecem em exposição, puderam ter memórias de tempos que necessariamente não participaram, mas que estão registrados nas ruas, nos prédios, nas casas, nas praças, nas pessoas e no cotidiano de sua cidade.

O Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, tem sido contínuo palco de projetos culturais e de entretenimento nos últimos meses, levando, principalmente as crianças e jovens participantes – geralmente de entidades educacionais e assistenciais -, a reconhecer, sob diferentes contextos, as tradições, os patrimônios históricos materiais e imateriais, permitindo o despertar de noções de identidade com o município e de pertencimento, e levando-as a se questionar, investigar e descobrir o conhecimento através de suas próprias reflexões. Durante todo o acontecimento, os sorrisos e a empolgação dos pequenos ficaram evidentes, seguindo-se de relatos espontâneos do quanto estavam satisfeitos em ter participado das ações.

Os alunos também puderam assistir a uma das sessões de cinema gratuitas do mês de maio, que exibiu o filme “Las Acácias” em dois horários, sendo o primeiro às 10h e o segundo às 14h. Esta iniciativa foi possível por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Amparo com o Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que vem, desde abril, realizando atividades e exibições de filmes gratuitas no Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos. Maiores informações podem ser sanadas junto à instituição municipal, por meio do email cultura@amparo.sp.gov.br ou por meio do telefone 3817-3002, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

No dia 14 de junho no horário das 8h às 12h, será realizada a segunda oficina de audiovisual do Pontos MIS, sob o título “O Cinema dos Meus Sonhos”, ministrada pelo fotógrafo e cineasta Christian Saghaard, e voltada para crianças de 07 anos. Como as vagas são limitadas a 30 pessoas, pede-se o agendamento prévio junto à instituição museal. Na oficina “O Cinema dos Meus Sonhos” os participantes realizam vídeos baseados em seus próprios sonhos. Os vídeos são roteirizados, gravados, editados, finalizados e exibidos durante o período da oficina, que tem como objetivo despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas de expressão.

BIOGRAFIA DO OFICINEIRO: 

Dirigiu seis filmes de curta-metragem e um longa metragem, O Fim da Picada, que ganhou prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Porto Alegre (Cine Esquema Novo) e na Mostra do Filme Livre, RJ (categoria de filmes com apoio estatal). Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infanto-Juvenil. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. Programador e colaborador de mostras especiais do MAM-São Paulo. Já realizou diversas oficinas audiovisuais para festivais de cinema, ONGs e instituições culturais nacionais.

 

Comentários