Ambicioso e inédito, Plano de Fortalecimento da Apicultura e Meliponicultura paulista será apresentado no próximo dia 17

Um plano ambicioso, inédito e aguardado pelo setor apícola, que revela diretrizes para o fortalecimento da apicultura e meliponicultura no Estado de São Paulo, será apresentado no próximo dia 17 de setembro no município de Engenheiro Coelho, no auditório do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). A elaboração do Plano teve a participação de entidades públicas, como a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio de suas coordenadorias e institutos de pesquisa, universidades, e, principalmente, entidades do setor privado.

A cadeia produtiva do mel é uma importante atividade econômica que gera emprego e renda para apicultores, agricultores e agroindústrias contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Atualmente o Estado de São Paulo produz, anualmente, cerca de 3.700 toneladas de mel. A meta do Plano é que, em 10 anos, essa produção cresça 71%. O Plano visa, ainda, ampliar em 78% o valor econômico do produto mel em função do aumento da produção, do ganho de arrecadação proveniente deste aumento e da diminuição da perda de setores que ainda não estão formalizados.

Para o sucesso do Plano, todos os elos das cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura participaram da elaboração – apicultores; meliponicultores; representantes da iniciativa privada, de universidades e do poder público; pesquisadores e extensionistas – traçaram metas para a execução de um plano de ação conjunta que promova o desenvolvimento sustentável dessas cadeias, do campo ao consumidor. “Com essa sinergia, será possível estabelecer um plano estadual abrangente, com ganhos para toda a cadeia produtiva”, afirmou João Brunelli Júnior, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). “Entre os principais desafios estão a profissionalização do segmento; a adoção de Boas Práticas Agrícolas e Apícolas, para que não se utilizem indevidamente os agroquímicos; obtenção e difusão de mais informações para o setor produtivo, e definição de metas e objetivos a serem atingidos, num processo de planejamento participativo, salientou Brunelli”, afirmando que a CATI possui um papel central no grupo, pois abrange todas as regiões do Estado, para capacitar, divulgar e apoiar os apicultores e meliponicultores.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (ABEMEL), o setor possui 184 entrepostos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), centenas de entrepostos com Serviço de inspeção estadual e municipal, uma estimativa de 450 mil ocupações diretas no campo, milhares de empregos, sendo 19 mil na indústria de processamento (entrepostos) e 17 mil na indústria de insumos (máquinas e equipamentos), e um mercado de varejo avaliado em 796 milhões de reais. Atualmente, o Brasil ocupa a 9ª posição em termos de volume de exportação de mel.
Serviço

O que: apresentação do Plano de Fortalecimento da Apicultura e Meliponicultura do Estado de São Paulo.

Onde: Auditório da Unasp, Estrada Municipal Pastor Walter Boger, s/n, Lagoa Bonita – Engenheiro Coelho (SP).

Quando: 17 de setembro de 2018 (segunda-feira).

Horário: das 14h às 16h para a imprensa.

Mais informações: (19) 3743-3858.

 

Comentários