AME é oficialmente entregue em Amparo

O Governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente o AME Mais “Francesco Leonardo Beira” ao prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob na manhã do sábado, dia 1º de julho. O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, David Uip, do Deputados Estadual Barros Munhoz,de prefeitos e vereadores de toda a região, além de grande público.

A partir de agora, a população de nove cidades da região de Campinas passa a contar com um novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Mais. O equipamento será referência para atendimento ambulatorial em 48 especialidades médicas e não médicas, exames e cirurgias de menor complexidade.

“A entrega do AME Mais em Amparo reafirma o compromisso do governo paulista de ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população”, falou David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Foram investidos R$ 3,5 milhões na compra de equipamentos e mobiliários para a implantação da unidade, que terá a Unicamp como gestora e custará ao longo deste ano R$ 4,6 milhões. O novo AME Mais Amparo proporcionará atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica à população local.

“Entregamos já em funcionamento a unidade do AME Mais, que ajudará muito as UBSs porque aqui são realizados exames, consultas e até cirurgias. Tem centro cirúrgico e anestesia. É um hospital dia. Só não pode operar o paciente que fica de um dia para o outro. Os AMEs são os serviços de saúde mais bem avaliados do Estado”, avaliou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de inauguração.

O espaço possui área física de 2,6 mil m² e conta com 16 consultórios médicos, cinco consultórios para outras especialidades, 16 salas para exames, duas salas para repouso, além de espaços específicos para medicação. Há ainda um centro cirúrgico com uma sala para preparação pré-cirúrgica e duas salas cirúrgicas para realizar procedimentos de baixa e média complexidade.

O AME Mais Amparo “Francesco Leonardo Beira” terá capacidade de atendimento a 257 mil pessoas de nove cidades, como Águas de Lindóia, Amparo, Arthur Nogueira, Holambra, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Santo Antônio de Posse e Serra Negra.

Até o final deste ano, o AME de Amparo realizará 11,5 mil consultas médicas, 4,3 mil consultas não médicas, 380 procedimentos cirúrgicos e cerca de 8 mil exames diagnósticos. Quando atingir sua atividade plena, serão 83,5 mil consultas médicas, 24 mil consultas não médicas, 700 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e mais de 120 mil exames diagnósticos realizados.

“Nesta fase inicial, serão oferecidas 19 especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Ortopedia/Traumatologia, por exemplo. Posteriormente, este número subirá para 40 com a inclusão de Cirurgia Geral, Geriatria, Infectologia e outras. Além disso, haverá outras oito especialidades não médicas, como Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, além de 20 tipos de exames diagnósticos e terapêuticos”, informou o Deputado Barros Munhoz.

“Quando estávamos em campanha, em 2012, eu e Barros Munhoz assumimos o compromisso de trazer o AME para Amparo. Ele nos ajudou para que isso se tornasse realidade. Temos que agradecer também ao governador Geraldo Alckmin e ao David Uip, que entenderam a importância deste serviço para a região. A população de Amparo e da região terão um excelente equipamento de Saúde”, finalizou Jacob.

O AME Amparo fica na avenida Dr. Carlos Burgos, s/n Centro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários