Amparo entra na campanha Junho Vermelho
O Prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob determinou ao setor de Comunicação da Prefeitura de Amparo que ajude na divulgação da campanha “Junho Vermelho” de doação de sangue.
“Levando-se em conta que nas últimas semanas a Fundação Pró-Sangue vem registrando queda gradativa da coleta de sangue e que por conta disso as reservas se encontram em situação crítica, com estoque 60% menor do que o patamar desejado em todo o estado de São Paulo, o povo amparense, sempre solidário, dará a sua contribuição”, disse o Prefeito.
Uma das medidas já em estudo será a troca da iluminação do Cristo Redentor. Passando do verde, que marca a semana internacional do meio ambiente, para vermelho, já a partir da próxima segunda-feira (antes mesmo do dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue). Esta é uma das ações em apoio e incentivo ao “Junho Vermelho”.
A coleta de sangue na cidade de Amparo já tem data e local definidos: dia 27, última terça-feira do mês, na Sociedade São Vicente de Paulo – Rua Rodrigo Silva, 171, Centro – das 09h às 12h.
Devemos doar sangue e ajudar na divulgação dessa causa nobre porque até quatro vidas podem ser salvas com a doação de apenas uma pessoa.
Lembrando que para ser um doador de sangue, basta:
- Ser saudável;
- Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue;
- Não fumar 2 horas antes ou após a doação;
- Não estar em jejum, fazer um lanche leve; evitar alimentos gordurosos (ex. manteigas, bacon, ovos, gordura animal, etc.) e refeições completas (almoço, jantar) nas 3 horas que antecedem a doação;
- É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, PASSAPORTE);
- Não ter feito endoscopia há menos de 6 meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.
Matéria: Moisés de Camargo