Amparo faz parte do Mapa das Rotas Cicloturísticas da região de Campinas

O prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob participou na manhã de domingo, dia 1º de outubro, do lançamento do “Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e Região”.

O evento contou com o prefeito de Campinas, Jonas Donizete e os secretários do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes e de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, André von Zuben.

O uso do novo mapa facilitará a circulação nos 220 quilômetros de estradas vicinais que abrangem Campinas e outros cinco municípios da região – Amparo, Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Itatiba.

O sistema de sinalização demarca com precisão toda a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. Todas as entradas e limites com os municípios estão sinalizadas, informando que os usuários estão entrando ou saindo da APA Campinas. O mesmo acontece com o mapa, que informa o perímetro da APA e seus limites municipais.

Ao todo, foram instaladas cerca de 200 placas de sinalização em 70 trechos de estradas vicinais, espalhadas em 220 quilômetros. As placas apresentam informações como localização, extensão do trecho, altitude e coordenadas. Possuem também “QR Code” para que o frequentador acesse informações do celular e tenha outros dados úteis, como dificuldade da trilha.

“Amparo recebe bikers de toda a região não só na Zona Rural, mas, também, no Centro Histórico. O Turismo Ecológico necessita ser difundido na nossa região. Na nossa cidade, estamos preparando uma pista aos moldes do que há de melhor no mundo. Além disso, damos suporte através da Patrulha Rural da GCM para que os ciclistas pedalem tranquiliamente”, sintetizou o prefeito de Amparo.

A instalação das placas foi feita por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Secretaria do Verde e a MRV (referente ao empreendimento Parque das Cachoeiras das Pedras, no Jardim Antônio Von Zuben).

O folder das rotas cicloturísticas terá também informações sobre os grupos que andam naquelas trilhas e os dias e horários da semana que costumam se encontrar para pedalar;  telefones úteis, endereço de oficinas mais próximas das trilhas para a manutenção das bicicletas e recomendações para andar e pedalar nas trilhas.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários