Amparo participa da Conferência Estadual da Saúde

Cidade será representada na conferência nacional

Nos dias 28, 29 e 30 de junho aconteceu em Serra Negra a 8ª Conferencia Estadual de Saúde. Estiveram presentes na abertura o secretario e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Jose Henrique G. Ferreira, secretaria de Saúde de Serra Negra, Teresa Cristina Cesar e o prefeito em exercício de Serra Negra Dr. Rodrigo P. Magaldi.

Na conferência, foram discutidas as diretrizes estaduais divididas em eixos: Eixo I O papel do estado como disciplinador e fomentador do direito à Saúde. O Eixo II debateu sobre a função reguladora do Estado na estruturação do SUS – Sistema Único de Saúde.

No Eixo III, a resistência do SUS frente as formas restritivas do financiamento e Eixo IV, a participação social, cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do direito coletivo.

Para a diretriz nacional com o tema “Democracia e Saúde”, os eixos foram I Saúde como direito. Eixo II Consolidação do SUS. Eixo III – Financiamento do SUS. Estiveram reunidos vários seguimentos da sociedade entre usuários do SUS, gestores/prestadores de serviços e trabalhadores.

Amparo esteve representada pela professora Patricia Martins e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde o biólogo Luiz Alberto. A próxima fase é a conferencia nacional provavelmente no mês de agosto e Amparo será representada pela professora Patrícia Martins.

 

Comentários