Amparo recebe 2 prêmios estaduais de reconhecimento na área da Saúde

A Prefeitura de Amparo recebeu da coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD/SES/SP) a Premiação Estadual SIM e SINASC. O prêmio é um reconhecimento pela apresentação dos bancos de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC), com o padrão de qualidade definido categorizados de acordo com os critérios estabelecidos.

A coordenadora de Vigilância Sanitária Marina Leitão explica que é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos, que são informados em todo território nacional.

De acordo com a secretária de Saúde Maria Silvia Guerra, a ferramenta é muito importante por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o – SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).

A Secretaria do Estado da Saúde tem a responsabilidade de realizar a gestão dos impressos o que compreende a distribuição e controle das Declarações de Nascido Vivo e de Óbito aos municípios, e estes realizam a distribuição junto aos Estabelecimentos de Saúde e aos cartórios.

A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do seu Centro de Informações em Vigilância à Saúde (CIVS), realiza o cadastro, fiscalização e controle de todos os usuários do sistema no território estadual obedecendo ao que preconiza o “Termo de Sigilo e Confiabilidade”.

A CCD realiza um trabalho contínuo para a melhoria da qualidade dos dados, em conjunto com os Grupos de Vigilâncias Regionais e os 645 municípios, de forma descentralizada no âmbito dos Colegiados de Gestão Regional.

amparo

 

Comentários