Amparo tem a primeira turma em técnicos de Agentes de Saúde
Na sexta-feira, 15, no auditório do Centro Universitário Amparense, a Secretaria de Saúde da Estância de Amparo finalizou o ciclo de capacitações da primeira turma de técnicos de Agentes Comunitários de Saúde. Um total de 26 ACS participaram desta etapa.
O Programa Saúde com Agente teve formação semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses. A medida tem como resultado melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de reforçar um olhar apurado dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários.
Dividido em 26 disciplinas e 40 teleaulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas. A iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer a política de atenção primária, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais.
“O Agente Comunitário de Saúde está próximo da população e sem dúvida presta relevantes serviços para a comunidade. A capacitação destes profissionais é de suma importância para a Atenção Básica”, ressaltou o secretário de Saúde, Gilberto Ferreira Martins Junior.
Amparo tem hoje 95 Agentes Comunitários, nas 16 unidades de Saúde do Município.