Amparo tem mais de 700 atendimentos para pacientes em cuidados paliativos por ano

No dia 11 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A palavra paliar, na sua origem, significa aliviar, proteger. E quem esta protegido se sente amparado, acolhido. E exatamente essa a missão dos Cuidados Paliativos: aliviar 0 sofrimento causado por uma doença grave e promover a qualidade de vida, tanto do paciente quanto de seus familiares.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 17% da população  têm acesso a medicamentos eficazes para o sintomas de dor . Outro número indica como os cuidados paliativos ainda são incipientes no mundo: a OMS possui um levantamento de que 86% dos pacientes que precisam de cuidados paliativos não têm acesso a esse tipo de serviço.

Em Amparo, há uma  equipe multiprofissional  formada pelos médicos Eduardo Lambert, Andreia Gallardo, enfermeiras Deolinda  Marcia Pompeu Bueno, Rosangela Padula, técnica de enfermagem Rafaela de Camargo Merino, fisioterapeuta Carlos Barbosa Bueno, psicólogo Jhonatan da Silva, nutricionista Daniele Rigo e assistente social Maria Elisabe Rolfsen . A equipe  esta  preparada para auxiliar no controle dos sintomas físicos, como dor, náuseas, e apoio psicossocial, nutricional,  de fisioterapia e acupuntura. Os atendimentos acontecem no Ambulatorio Médico de Especialidades e em domicílio.

Matéria: Prefeitura de Amparo

paliativo

 

Comentários