Amparo tem Roda Permanente de Capoeira inaugurada

O Prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob entregou na manhã de domingo, dia 2 de abril, a Roda Permanente de Capoeira – espaço criado no Parque Linear, próximo a Pista de Skate. O local é inédito no Circuito das Águas Paulista e um dos poucos no Brasil.

Segundo Antonio Marcelo Rodrigues Trindade – o Mestre Cobra Verde, hoje morando no Rio de Janeiro e nascido na cidade de Amparo, a Roda Permanente é um dos poucos espaços públicos do Brasil. “Espaços similares são encontrados no Bairro da Penha, no Rio de Janeiro. No exterior, a Roda é encontrada na Rússia. Na França, atualmente foi inaugurado o Museu de Capoeira. Somos muito mais reconhecidos lá fora do que no Brasil”, disse o Mestre.

Na manhã de hoje, outro homenageado foi Carlos Humberto Pereira – o Mestre Carlão, que iniciou com a Capoeira em Amparo, em 2 de janeiro de 1979. Atualmente morando em Harpeden, na Inglaterra, Carlão é leva o nome da Capoeira para o resto do Mundo.

Na segunda-feira, dia 27 de março, na Câmara Municipal de Amparo, Mestre Carlão teve aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que dá a ele o título de Cidadão Amparense. A autoria do projeto é do vereador Antonio Fernando Pereira – Tustão. Na ocasião, o legislador entregou a cópia da aprovação. Oficialmente, Carlão deve receber o título em Sessão Solene.

O Prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob salientou que o pedido foi atendido após solicitações do Grupo Palmares do Norte, Planeta Verde Educação Ambiental e do Mestre Carlão. “A Capoeira é Patrimônio Imaterial da Humanidade. Nada mais justo que haja um local adequado para a pratica deste esporte que forma pessoas de bem. Sabemos da importância deles e cabe ao Poder Público apoiá-los”, disse Jacob.

O evento contou com Mestres de Capoeira do Estado de São Paulo, do Vice Prefeito, José Ivo Vilas Boas – Biro-Biro, dos secretários de Administração, Vicente Mário Martini Auler, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Marcelo Craveiro, Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança, Edilson José Camilo – Dil, dos vereadores, Antonio Fernando Pereira – Tustão, Catarina Brioso – Tia Catarina, José Osmar Dorigan – Osmar da Farmácia e José Gonçalves dos Santos – Zelão do Ônibus, da representante do Planeta Verde Educação Ambiental, Tuca Palma e do ex-prefeito de Amparo, José Pecinini Petri.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários