Após 11 anos de sucesso Expo Artur não será realizada em 2017

Em nota publicada na última terça-feira, dia 6 de junho, a Associação Expo Artur esclareceu que após 11 anos de sucesso a festa não será realizada neste ano. Na mesma nota os organizadores da Expo Artur pediram desculpas para a população da cidade, de toda região e aos patrocinadores e garantiram que a festa retornará em 2018 “com a força de sempre”.

A comissão da Expo Artur explicou também que a atual administração cortou todos os apoios, diretos e indiretos, inclusive, o uso do recinto do Balneário Municipal. Segundo a nota, durante a campanha o atual prefeito garantiu apoio ao evento e esta acabou se tornando “uma promessa não cumprida”.

A Expo Artur foi criada em 2006 pelas entidades nogueirenses: Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (Acean), Associação dos Cavaleiros de Artur Nogueira (Acan) e Associação dos Produtores Rurais (APR). Em 2007 as entidades se juntaram e formaram a Associação Expo Artur que passou a realizar a festa com apoio da Prefeitura Municipal, durante os mandatos de dois prefeitos.

A Prefeitura de Artur Nogueira apresentou na noite da última segunda-feira, dia 5 de junho, durante a sessão da Câmara de Vereadores um Projeto de Lei (PL) que pretende instituir o “Artur Nogueira Rodeo Festival” como o rodeio oficial da cidade. O PL 019/2017 propõe a realização de um novo evento que deve acontecer em outubro substituindo a Expo Artur.

Quando questionado sobre os motivos de realizar uma nova festa, o prefeito Ivan Vicensotti (PSDB) afirmou que a administração está fazendo uma adaptação junto ao Ministério Público, pois era preciso criar um evento para colocar no calendário oficial do município.  “Isso é uma necessidade, mas não quis dizer não iremos utilizar a equipe da Expo Artur. Nós precisamos fazer isso para colocar no calendário oficial do município, porque o Ministério Público solicita isso também, para que olhem isso com melhores olhos”, explicou

O prefeito desabafou e afirmou que fica desapontado com determinados acontecimentos. “Eu acho que as pessoas atropelam um pouco as coisas. Eu fico triste com isso! Acho que deveria haver um pouco mais de diálogo e não ir direto na mídia. Nós queremos fazer um trabalho bonito e promover o crescimento, reorganizando os eventos do nosso município. É simplesmente isso! Mas, às vezes, por causa do ego, as pessoas querem atropelar as coisas”, concluiu.

O prefeito explicou também que com a organização oficial, colocando a festa no calendário de eventos do município, torna-se mais fácil receber emendas para a realização do evento, mas para que isso aconteça é necessário a criação de um Projeto de Lei (PL). “Isso é só uma organização oficial para colocar no calendário de eventos, aonde futuramente poderia até a Associação Expo Artur organizar, mas não houve entendimento. Mas nós vamos realizar a festa e, pode ter certeza, que ela será maravilhosa!”.

No mês de maio a prefeitura havia anunciado que a Expo Artur teria alterações. O presidente da Expo Artur confirmou que sem o apoio do poder público a festa não seria realizada. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura no mês passado e os questionamos sobre os motivos das mudanças que estavam sendo propostas. Em resposta a Assessoria enviou uma nota onde confirmou as mudanças, mas não respondeu se o evento seria ou não realizado.

Veja na integra a Nota de Esclarecimento da Associação Expo Artur

A Associação Expo Artur esclarece que por 11 anos trabalhou arduamente para promover uma das melhores festas da região. Em mais de uma década, todos os organizadores do evento sempre trabalharam de forma voluntária e desafiadora.

A Expo Artur nasceu em 2006. De lá para cá, dois prefeitos passaram pelo município e reconheceram a importância do evento para o desenvolvimento turístico e econômico de Artur Nogueira.

Os organizadores afirmam que ficaram sabendo que a atual administração municipal planeja promover uma nova festa em outubro, mesmo mês que a Expo Artur é realizada, por meio da imprensa.

É importante deixar claro que a Expo Artur não tem nenhum vínculo com a festa denominada “Artur Nogueira Rodeo Festival”.

Enquanto o atual prefeito era candidato a Prefeitura, ele garantiu apoio a realização da Expo Artur, uma promessa que não está sendo cumprida.

O Poder Executivo de Artur Nogueira decidiu cortar todos os apoios diretos e indiretos, incluindo o uso do recinto do Balneário Municipal.

Os organizadores pedem desculpas a toda a população de Artur Nogueira e da região e aos patrocinadores que acreditaram no evento.

A Prefeitura quer acabar com a Expo Artur, mas isso não vai acontecer. Para 2018, garantimos retornar com a força de sempre.

A Associação Expo Artur é composta por Rodrigo Pereira (presidente), Dirceu Trevisan (vice-presidente), Ademir Rogério dos Santos, Ivan Julietti, Cremilson Elias, Fernando Alves da Silva e Renato Carlini.

  

Comentários