Após 26 anos, Esquadrilha da Fumaça volta a Itapira

Depois de mais de duas décadas, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira – a Esquadrilha da Fumaça – volta a encantar os itapirenses com suas manobras aéreas e seus desenhos no céu. A apresentação está marcada para o próximo dia 27 de outubro às 16h00 na Rodovia SP 147, km 47, sentido Itapira x Mogi Mirim, lado oposto da Unidade IV do Laboratório Cristália. O estacionamento será aberto às 15h00 e a entrada é franca.

O evento complementa os festejos pelos 198 de Itapira e foi confirmado oficialmente no início desta semana, depois que a Esquadrilha da Fumaça analisou todas as condições necessárias. Na última sexta-feira, 5, o Oficial Precursor da Missão de Itapira, Piloto da Posição nº 3 da Esquadrilha da Fumaça Capitão Renan Novaes Santoro, esteve em Itapira para visitar possíveis locais para a apresentação. Dentre os pontos possíveis, Capitão Santoro analisou o Mirante do Parque Juca Mulato, o Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira, o bairro Jardim Galego, uma área de loteamento novo entre os bairros Alonso Carmona, Della Rocha e Braz Cavenaghi, uma área de loteamento novo próximo ao bairro Santa Fé e finalmente a área situada na SP 147.

Depois das visitas, o Oficial Precursor se reuniu com autoridades municipais para que, juntos, pudessem decidir o melhor local para a apresentação considerando a segurança do público, a qualidade de visualização das manobras e as logisticas de trânsito e de acomodação de pessoas. Participaram desta reunião o capitão Marcos Sanches, comandante da Polícia Militar em Itapira, o comandante da Guarda Civil Municipal de Itapira, César Martucci, do Chefe da Seção de Planejamento de Tráfego, Rafael Batista, do Chefe de Defesa Civil, Romeu Job Souza, do Secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, e do Diretor de Cultura, Ricardo Pecego.

Após todas as análises, o local escolhido foi a área da Rodovia SP 147 por atender melhor todos os quesitos. Por se tratar de uma área particular, a Secretaria de Cultura e Turismo também entrou em contato com o proprietário e obteve a autorização necessária.

Show

No dia da apresentação, o público será guiado por um piloto locutor que narrará todas as manobras e trará informações sobre as atividades da Fumaça. Também será instalada a loja oficial da Esquadrilha da Fumaça e uma área de alimentação a cargo das entidades socioassistenciais do município.

O show tem duração de 40 minutos, conta com escrita no céu e cerca de 50 acrobacias realizadas por sete aeronaves A-29 Super Tucano. A fumaça disparada pelos aviões de caça é ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

26 anos depois

Conforme arquivo da própria Esquadrilha da Fumaça e também de jornais itapirenses, a última apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira em céus itapirenses foi no dia 16 de agosto de 1992 às 16h30 no encerramento da Festa do Peão de Boiadeiro, no Recinto Agropecuário ‘Carmem Ruette de Oliveira’. Na oportunidade, a demonstração foi feita pelos pilotos Crispim, Camelier, Daidone, Lobato, Sganzerla, Machry e Gambá e narração de Torres da Silva. Os jornais da época estimaram que cerca de 20 mil pessoas acompanharam o show aéreo.

 

Comentários