Aprendizagem do Senac Mogi Guaçu ajuda a carimbar passaporte para mundo do trabalho

 Programa de capacitação profissional para jovens está com inscrições abertas. Aulas iniciam em abril

Roberta Camila de Souza começou 2018 com o pé direito. Em dezembro passado, ela se formou na turma Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos no Senac Mogi Guaçu e, ao finalizar o programa na FC Frutas, empresa de distribuição de frutas localizada também em Mogi Guaçu, foi contratada como assistente administrativa.

“Fiquei muito feliz de ter essa oportunidade. Faço faculdade de jornalismo e nunca tinha tido contato com rotinas administrativas. Com o curso, pude ampliar minha visão sobre o mundo do trabalho e descobrir outra área que me identifiquei bastante. Quando concluir a faculdade, pretendo atuar em comunicação empresarial”, afirma Roberta.

A jovem, de apenas 20 anos, conta ainda que, durante as aulas ministradas no Senac, tinha contato com toda a parte teórica sobre os serviços administrativos e, na empresa, colocava em prática o aprendizado. “Poder estudar e trabalhar simultaneamente contribuiu muito para o meu desenvolvimento, afinal, o que era visto em sala de aula foi testado na prática. Isso ajudou meu crescimento profissional e pessoal”, conclui a estudante.

Nos últimos 5 anos, o Senac Mogi Guaçu, por meio do Programa Aprendizagem, capacitou aproximadamente 200 jovens da cidade e região. O gerente do Senac Mogi Guaçu, Marcelo Paganini Gomes da Cunha, reforça que a iniciativa auxilia no aumento da empregabilidade dos jovens, promovendo o desenvolvimento integral, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida.

“As empresas que participam do programa assumem posição de parceira da instituição no processo de qualificação dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e no desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza.

Mas, afinal, o que é o programa Aprendizagem?

É uma capacitação profissional pela qual os jovens podem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho. O curso é gratuito e a inscrição do aluno, feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens de 14 a 24 anos incompletos equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação, ou seja, aprendizes.

Novas turmas

Em abril, três novas turmas terão início no Senac Mogi Guaçu: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas.

Para participar, é necessário ter de 14 a 24 anos na data de término do programa e estar contratado como aprendiz por alguma empresa envolvida na ação. O papel do Senac é oferecer a parte teórica, gratuita tanto para o aluno quanto para a companhia do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, que matricula seu aprendiz e promove a parte prática.

Para mais informações sobre o programa Aprendizagem, acesse www.sp.senac.br/mogiguacu.

 

Comentários