Artur Nogueira fatura mais medalhas na Copa SP de Judô

São Bernardo do Campo sediou a segunda etapa da Copa SP de Judô. Entre os dias 2 e 3 de abril, a Federação Paulista de Judô
realizou a “Copa São Paulo Aspirante” e a “Copa São Paulo de Judô Para Todos” (destinado a lutadores com algum tipo de
deficiência). Mais de mil atletas de 8 estados estavam presentes. Artur Nogueira foi representado por 10 judocas do Projeto de Judô da Prefeitura Municipal.

No sábado, dia 2, destaque para Daniel Balieiro, que venceu as 6 lutas que realizou e superou 50 adversários, sagrando-se Campeão da categoria sub 18 meio leve (ate 60kg). Destaque também para Caroline Keli. A atleta, que havia sido campeã em
2015, venceu 4 lutas por Ippon (pontuação máxima) e ficou com o titulo de bi campeã da categoria Adulto Meio Pesado (ate 78kg). Além do ouro, ambos conquistaram a vaga direta para a final do Campeonato Paulista, que será realizada em setembro.

Camila Vieira completou o quadro de medalhas de Artur Nogueira, faturando a medalha de bronze na categoria Sub 15 Meio Leve (ate 48kg). “Ficamos muito felizes com os resultados. Muito mais do que as medalhas, a performance de nossos atletas atestam a evolução do grupo. Todos venceram lutas, fizeram frente a atletas de grandes equipes e chegaram a disputar medalhas. O resultado dessa Copa São Paulo supera o resultado de 2015.”, afirma o Professor Rodolpho Lavoura.

No Domingo, dia 3, foi a vez da Copa SP de Judô para Todos, com o objetivo de promover oportunidades e apoiar as pessoas com
deficiências para que elas possam ter o direito à prática esportiva. O projeto experimental, apoiado e organizado pela Federação Paulista de Judô, acredita que o envolvimento da pessoa com deficiência no esporte, aumenta a autoestima, encoraja a independência e melhora a qualidade de vida. Todos os participantes foram devidamente classificados e divididos pelo “Rules Open European Special Needs (OESN)” e pela “Official Special Olympics Sports Rules for Judô”

Foi a primeira vez que um Judoca Nogueirense com necessidades especiais participa de um Campeonato Oficial. Brener Ricardo Pereira Oliveira, de 14 nos, aluno da APAE, foi o guerreiro da vez. Brener realizou 2 lutas e ficou com a medalha de bronze. “O Judô é um esporte muito democrático, possível de ser praticado por todos. O Brener é nosso desafio, assim como o Judô é um desafio para o Brener. Estamos adaptando as técnicas para que as mesmas, futuramente, possam contribuir em sua evolução motora e cognitiva. É um garoto muito alegre e determinado, capaz de contagiar a todos que convivem com ele”, explica o Professor.

O próximo desafio dos nogueirenses será o Campeonato Regional (primeira fase do Paulista), sábado, dia 9, em Piracicaba.

 

Comentários