Artur Nogueira sediará 1º Fórum da Mulher

Desde sua criação em 2006, a Lei Maria da Penha reduziu em cerca de 10% a taxa de homicídios domésticos. Mesmo assim, o Brasil é o quinto país no ranking mundial de violência contra a mulher, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pesquisa do DataSenado estima ainda que mais de 13,5 milhões de mulheres já tenham sofrido algum tipo de agressão. Entre estas, 31% ainda precisam conviver com o agressor, e, pior, 14% continua sofrendo violência.

Em Artur Nogueira, 96 casos já foram relatados só nos primeiros seis meses de 2016. Em virtude destes números alarmantes, a cidade irá sediar o 1º Fórum da Mulher – Gênero, Violência e Empreendedorismo. Através da contextualização e elucidação do tema, o evento busca fortalecer a autoestima e estimular mulheres a buscar sua autonomia e realização profissional e pessoal, através do empreendedorismo. O evento será realizado pelo Serviço de Psicologia (Sepsi) em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

14233553_1181263595279054_2043965145_o (1)

Juliana de Assis. Foto: Arquivo pessoal

O evento está sendo organizado pela psicóloga e fundadora do Sepsi, Juliana de Souza Assis. Ela revela porque a cidade de Artur Nogueira foi escolhida para sediar o evento. “Escolhemos algumas cidades para desenvolver ações voltadas à mulher, devido à necessidade de continuarmos combatendo a desigualdade e violência que as mulheres sofrem em todo o Brasil. A Adra tem vários projetos no estado onde as mulheres são o maior público atendido, como é o caso da Casa Adra de Artur Nogueira”, explica.

Segunda ela no mês de setembro mais projetos estarão sendo realizados, direcionados para meninas de 11 a 15 anos de duas escolas. “O objetivo é ajudar essas meninas a desenvolverem uma melhor autoestima e auto valorização, além de prevenir abandono do estudo, gravidez precoce e outros problemas recorrentes nessa idade”, diz Juliana.

O Fórum acontecerá no dia 17 de setembro na Casa Adra, Rua Oswaldo Cruz, n°1052, das 14 às 18 horas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3877- 1266 e na Casa Adra.

O que é o Sepsi

O Sepsi foi criado em 2009 com a missão de popularizar a psicologia. O órgão não governamental visa facilitar o acesso ao serviço e oferecer palestras e fóruns. Ao todo, mais de 30 psicólogos já participaram do projeto até então.

Matéria: Jefferson Braun

 

Comentários