Associação Comercial traz recomendações para começar 2019 com as contas em dia
A,BRA
O fim do ano se aproxima e com ele a tradicional troca de presentes de Natal, amigo secreto e outras despesas comuns neste período, como ceias e viagens. No entanto, esta época do ano também é um bom momento para aproveitar o 13º salário. Esse aporte financeiro é ideal para quitar contas que se acumularam e, assim, poder começar 2019 com a situação em dia.
A Associação Comercial e Empresarial (ACE Holambra), que promove a campanha Acertando suas contas (numa parceria com a Boa Vista SCPC), traz dicas para ajudar o consumidor a atingir essa meta:
CONSULTE SEU CPF
O primeiro passo é consultar o CPF para identificar quais são os credores das dívidas, os valores atrasados e atualizados. Para isso, o consumidor deve procurar a Associação Comercial (ACE), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, à Avenida das Tulipas, 103, Centro de Holambra. Até 20 de dezembro, durante a campanha Acertando suas contas, a consulta do CPF é gratuita. Basta levar documentos pessoais originais. Atendimento apenas para o titular da consulta, maior de 18 anos.
FAÇA AS CONTAS
Com a relação de dívidas em mãos, analise o seu orçamento. Se não for possível a quitação da dívida de imediato, avalie o quanto é possível disponibilizar por mês para o pagamento. Faça a renegociação em parcelas, para não comprometer toda a sua renda. Lembre-se: além desses débitos, você precisa manter em dia o pagamento das outras contas. Cada empresa credora tem uma forma de negociação e parcelamento, por isso recomendamos que você se informe na ACE.
NEGOCIE VOCÊ MESMO
Não é preciso de intermediário para negociar suas dívidas, por isso procure você mesmo a Associação Comercial, onde todo o atendimento é individual e sigiloso, rápido e simples. Até 20 de dezembro, na campanha Acertando Suas Contas, várias empresas estão oferecendo condições diferenciadas de negociação.
MANTENHA A CALMA
Durante o período de quitação de sua dívida, mantenha a calma. Lembre-se que essa fase é passageira, mas traz um efeito duradouro: seu nome limpo, fora do SCPC. O mesmo vale para períodos em que você precisa economizar mais: são fases, cujo resultado são tranquilidade e contas em dia.
INVISTA
Após a quitação das parcelas, invista o valor que você pagava mensalmente em uma poupança. Se a opção foi a quitação à vista, tente investir mensalmente um valor que não comprometa seu orçamento. Assim, você se habitua à disciplina financeira e pode investir em novos projetos, além de garantir uma reserva para eventualidades ou emergências.