Atendimentos odontológicos estão presentes em 7 unidades de saúde

Na Rede de Saúde Municipal de Cosmópolis, a Odontologia está presente em 7 Unidades de Saúde e conta com 1 unidade de serviço especializado (CEO), equipe de prevenção (projeto boquinha), 3 cirurgiões-dentistas na estratégia de saúde da família (PSF), tratamento em ambiente hospitalar e atendimento domiciliar (PAD).

odonto-cosmo-(2)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado em 2012, através do Programa “Brasil Sorridente” do Governo Federal, veio contribuir na garantia de ações de recuperação da saúde bucal da população, ampliando o acesso ao tratamento odontológico especializado gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com equipe de 28 cirurgiões-dentistas atuando em clínica/prevenção, 3 TSBs (Técnicas em Saúde Bucal) e 13 ASBs (Auxiliares em Saúde Bucal), atualmente o setor de Odontologia está preparado para oferecer à população, os seguintes serviços:

– Urgências e Emergências: de 2ª a 6ª feira em todas as unidades (exceto CEO).

– Tratamento Clínico Geral: com horários agendados e com o mesmo profissional;

– Cirurgia Oral Menor: Extrações de sisos impactados e inclusos, biopsias,  remoção cistos e demais lesões da boca, dentre outros procedimentos cirúrgicos;

– DTM e Dor Orofacial: Tratamento da ATM, bruxismo, apertamento dentário, dores de cabeça e face;

– Endodontia (tratamento de canal): Todos os dentes até 35 anos e todos os dentes anteriores em todas as idades;

– Estomatologia: Diagnóstico e tratamento de lesões orais;

– Pacientes com Necessidades Especiais: Tratamento de pacientes com diversas síndromes e que demandam atenção especializada;

– Periodontia: Tratamento de problemas relacionados à gengiva;

– Acupuntura: Voltada aos tratamentos odontológicos;

As vagas para atendimentos de Clínica Geral são ofertados em média a cada 4 meses nas Unidades de Saúde.

Os atendimentos de urgência e emergência são demandas imediatas atendidas diariamente (2ª a 6ª nas Unidades de Saúde). Casos que necessitem de atendimento especializado são encaminhados para o CEO através dos profissionais da Atenção Básica.

“O setor de Odontologia está organizado de modo a atender a demanda da população de maneira integral, tanto no atendimento clínico geral quanto no especializado, resolvendo a grande maioria das necessidades de tratamento dentro da própria rede municipal, realizando poucos encaminhamentos para serviços de referência regional. Saliento também a boa articulação do serviço de odontologia com a prevenção, dando ênfase e atenção aos casos de alto risco triados pela equipe do Projeto Boquinha nas escolas e com demais projetos/instituições do município como PACTA, Mãe Coruja, CAPS, etc”, disse Dr. Rafael Morais Bersan, Coordenador do setor de Odontologia.

“A estratégia dos nossos PSF’s é promover a saúde bucal num sentido mais amplo no que se refere à qualidade de vida.”, ressalta Dr. Luís Marcelo Multini, secretário municipal de Saúde.

 

Comentários