Atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher são realizadas na Câmara Municipal

Fotos: Ton Proêncio

“Empoderamento feminino” é tema de debate na Câmara Municipal de Jaguariúna e reúne cerca de 80 pessoas

A Câmara Municipal de Jaguariúna promoveu na noite de quinta-feira, 07, um debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, aberto ao público, abriu a programação de homenagens às mulheres, por parte do Poder Legislativo, que prossegue até terça-feira, 12.

O debate teve como tema principal o “Empoderamento Feminino”, e estiveram presentes mulheres, das mais diversas áreas, que falaram sobre histórias de conquistas e sucesso, enfrentando as dificuldades inerentes à uma sociedade ainda marcada pelo machismo e preconceito de gênero.

Mediado pela vereadora Cássia Murer Montagner, a mesa de debates foi composta pela secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Oliveira Pelisão, a bacharel em Educação Física Jaqueline Dell Vecchio Barbosa, a professora Ana Maria Gothardo, a executiva Andrea Menezes, a diretora jurídica da Câmara Municipal Maria Calidone Rechia Bayod e a presidente da OAB Jaguariúna Maria do Carmo Santiago.

Andrea Menezes destacou a representatividade feminina no Poder Legislativo de Jaguariúna. “Fiquei positivamente surpresa com a presença de mulheres aqui na Câmara. Vejo que aqui a mulher tem o seu lugar de destaque merecido e tenho convicção que isso pode melhorar ainda mais”, ressaltou.

Ainda, em entrevista com o JJ, Andrea lamenta o assunto ser pauta mais uma vez. “De novo chamar atenção nesse tema? Triste por termos avançado pouco. É preciso refletir”, disse.

Ela destacou também que o debate foi importante e enriquecedor por haver representantes de diferentes âmbitos da sociedade. E acrescentou que, todas as pessoas têm deveres, mas nem todas têm seus direitos. Por isso é importante refletir sobre o assunto visando a diversidade como um todo.

Para Maria do Carmo Oliveira Pelisão, debates como este servem para reforçar o papel da mulher na sociedade contemporânea. “Sonho com um dia em que não serão mais necessários eventos ou dias específicos para homenagearmos as mulheres. Enquanto isso, esse tipo de encontro ajuda a quebrar barreiras que tentem impedir o crescimento das mulheres, em todas as áreas”, afirmou.

Já a vereadora Cássia Murer Montagner, que mediou o debate, as discussões enriqueceram o assunto. “Pena que o tempo passou muito rápido. Tenho certeza que o público que compareceu ao plenário, além daquele que assistiu pela Internet, gostou do que viu e ouviu. Desde que assumi uma cadeira na Câmara, nunca houve um espaço tão fértil para discutir o papel da mulher na sociedade”, lembrou.

Por fim, Walter Luís Tozzi de Camargo, presidente da Câmara, enfatizou a representatividade feminina no Poder Legislativo local. “Já tivemos duas presidentes desta casa. Atualmente, três vereadoras exercem mandato, além de 70% do nosso quadro de servidores ser formado por mulheres. Isso nos deixa extremamente honrados”, concluiu.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara prosseguiu atividades comemorativas. Na segunda-feira, 11, foi dia da palestra “Representatividade Feminina”, com a Dra. Claudia Patrícia Luna.

 

 

Comentários