Atleta nogueirense é vice-campeão brasileiro estudantil de Judô

O jovem atleta nogueirense Lucas da Costa Brito disputou a etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude e sagrou-se vice-campeão brasileiro estudantil de Judô. A disputa aconteceu na tarde da última sexta-feira, dia 11 de novembro, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Após tornar-se Campeão Estadual no mês de outubro, o nogueirense garantiu a vaga para disputar o titulo contra os campeões de cada estado do país.

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. E é no Judô que Artur Nogueira se destacou nessa importante competição: Lucas da Costa Brito, nascido em Artur Nogueira em 11 de janeiro de 2000. O jovem iniciou o Judô com 12 anos de idade, no Projeto Judô Esporte Social, realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira. Em 2016 colecionou vários títulos como de Campeão Regional, Campeão Inter Regional, Vice-Campeão Paulista e Campeão Estadual dos Jogos Escolares.

Lucas iniciou a competição contra o judoca de Goiás. Sem muitas dificuldades venceu por Ippon. Na segunda luta também venceu o adversário de Mato Grosso por Ippon. A semifinal foi contra o Judoca de Santa Catarina: Mais um Ippon do Nogueirense. A final foi contra Leonardo Sant’ Ana, de Pernambuco. O Pernambucano, com 20 kg a mais que o Lucas, levou a melhor e tornou-se Tri Campeão da Competição.

Lucas ficou com a medalha de prata. Walace Souza do Rio de Janeiro e Wallyson Nascimento do Distrito Federal ficaram com a medalha de bronze. “Essa medalha é a mais importante já conquistada pelo Judô de Artur Nogueira. Lucas esta colhendo os frutos de todo seu empenho em busca da evolução. Tenho certeza que seu caminho no esporte competitivo esta apenas começando. A maior alegria é ver a torcida de todos nossos alunos por Lucas. Ele tornou-se uma referencia para nossos pequenos judocas, tanto por suas conquistas como por sua humildade e carisma”, comemora o Professor Rodolpho Lavoura. Lucas Brito volta aos tatames em João Pessoa nesse domingo, integrando a Seleção Paulista na disputa por equipes.

jej-2016-4

 

Comentários