Atleta nogueirense luta Seletiva Nacional de Judô

Em busca de preciosos pontos para o Ranking Nacional e de uma vaga na Seleção Brasileira de Judô, o nogueirense Lucas Brito foi até a cidade de Curitiba/PR para lutar a Seletiva Nacional de Base. O evento reuniu 492 judocas de 169 clubes Brasileiros.

A organização foi da Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Paranaense de Judô. A competição, realizada no Ginásio Tarumã entre os dias 1 e 2 de dezembro, marca o início do processo de formação da Seleção Brasileira Junior (Sub-21) para o ano de 2019 ao distribuir os primeiros pontos para o Ranking Nacional.

O nogueirense foi um dos cabeças de chave de sua categoria devido aos títulos conquistados e os bons resultados apresentados no ano. Lucas venceu suas lutas até a semifinal, quando foi derrotado pelo atleta do SESI de Bauru. Na repescagem venceu outras 2 lutas e ficou com a terceira colocação, que lhe rendeu 100 pontos no Ranking e a classificação para o Meeting Nacional de Base. “Não foi o resultado que eu esperava. Vim a Curitiba pra ser campeão. Me preparei para isso. Mas o Judô Brasileiro possui um nível muito alto e encontrei atletas tão preparados como eu estava. Fico feliz pela terceira colocação. Agradeço a todos que torcem por mim. Agradeço meus técnicos e parceiros de treino do Projeto Futuro, do Judô de Araçatuba e do Judô de Artur Nogueira”, comemora Lucas Brito.

“Formar um atleta de rendimento leva tempo. Há de se respeitar as fases de maturação do aluno, bem como as fases de treinamento”, explica o responsável pelo Projeto Judô Esporte Social em Artur Nogueira, Rodolpho Lavoura. O jovem Lucas Brito iniciou o judô no projeto da Secretaria de Esportes de Artur Nogueira em 2014. De lá pra cá foi colecionando títulos e experiências. No inicio de 2016 passou a treinar no Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo. Esse ano foi contratado pela Associação de Judô Araçatuba e passou a trabalhar com o excelente Técnico Marcelo Kiwada. “Trabalhamos muito com o conceito de “merecimento”. O atleta que almeja ser grande e conquistar títulos deve fazer por merecer. Lucas Brito se abdicou de muitas coisas para chegar aonde chegou. Enfrentou mudança de cidade, mudança de equipe, lesões, treinos duros, saudade da família…. É um garoto que tornou-se um grande exemplo para o nogueirense”, comenta o Professor Rodolpho que define o judoca como “grande merecedor”.

Assim como a nogueirense Camila Vieira (Sub 18 Meio Leve), Lucas Brito (Sub 21 Pesado) disputará o Meeting Nacional de Base em São Paulo, no inicio de fevereiro. A competição é realizada entre os 8 melhores atletas do Brasil em cada categoria. Além de pontos para o Ranking nacional, o Meeting também definirá os atletas que disputarão um campeonato na Alemanha, defendendo o Brasil.

  

Comentários