Atleta pedreirense é contemplada pelo Programa Bolsa-Atleta

A Equipe de Atletismo de Pedreira está em festa, pois Thainá Guerino Fernandes foi contemplada, na última semana, pelo Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.  O programa garante condições mínimas para que atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, aos treinamentos e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Segundo informou o técnico e coordenador da equipe pedreirense, professor Gilberto Bortoloci Ferreira, o benefício foi conquistado graças ao terceiro lugar de Thainá no Campeonato Brasileiro Escolar, disputado em João Pessoa, Paraíba, modalidade Salto em Distância no ano de 2014. “Desde o início dos trabalhos da Equipe de Atletismo de Pedreira, três atletas já foram beneficiadas pelo Bolsa-Atleta. A primeira foi Jéssica Silva, campeã Brasileira no Lançamento do Dardo em 2006, depois Paloma Nascimento Oliveira, terceira colocada no Salto em Distância no Brasileiro Menor no de 2011, e campeã Brasileira Menor em 2012, no Salto em Distância”, enfatizou o treinador Gilberto Ferreira.

Atualmente, são seis as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paraolímpico e Pódio. Com a escolha do país como sede olímpica e paraolímpica em 2016, o governo federal criou, em 2012, a categoria Bolsa Pódio, a mais alta do programa e destinada a atletas com chances de disputar medalhas nos Jogos Rio 2016.

Para o prefeito Carlos Pollo, a conquista do Bolsa-Atleta por Thainá Guerino Fernandes, confirma o bom trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes junto a Equipe de Atletismo. “O Projeto de Atletismo recebe total apoio da Administração Municipal e nos enche de orgulho, pois a cada competição nossos atletas estão sempre entre os melhores. Quero parabenizar a Thainá, pela brilhante conquista, e o professor Gilberto pelo belíssimo trabalho e desejar muito sucesso aos nossos atletas”, enfatizou o prefeito Professor Carlos.

Os beneficiados pelo Bolsa-Atleta recebem a ajuda durante um ano. O dinheiro é depositado em conta específica do atleta na Caixa Econômica Federal. O programa atende atletas que tenham obtido bons resultados independentemente de sua condição econômica e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando, competindo, e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações. A principal prestação de contas do atleta ao governo e à sociedade é a obtenção de resultados expressivos nas competições.

 

Comentários