Aula Magna de ECA e TAI apresenta o mundo da robótica e processamento de imagens

Os alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial compareceram ao anfiteatro do Campus 2, na quinta-feira, dia 17, para participarem da Aula Magna “Processamento de Imagens na Robótica” com o engenheiro Prof. Dr. Paulo Roberto Gardel Kurk”. A aula teve inicio com o coordenador dos cursos, Prof. Dr. André Mendeleck, que deu as boas-vindas aos alunos e agradeceu a presença do palestrante.

Paulo iniciou o evento contando sobre os primórdios da captação de uma imagem, desde as primeiras câmeras fotográficas, usando como exemplo a pinhole – máquina fotográfica sem lente – que consiste numa maneira de ver uma imagem real através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.

Além disso, o engenheiro abordou sobre os fundamentos do processo de imagem, modelos de cor, RGB e IHS, as vantagens e motivação para o uso das técnicas de processamento de imagem na engenharia, relação entre o processamento de sinais e imagens, relação da robótica e o processamento de imagens, entre outros assuntos.

O palestrante é doutor em Engenharia Mecânica pela University Of Manchester Institute Of Science And Technology em 1989. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas atuando como orientador de Mestrados e Doutorados. Publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicado. Atua na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos: Processamento de sinais, Análise modal, Instrumentação, Controle, Robótica e Visão computacional.

 

Comentários