Aula Magna na UniFAJ recebe principal referência na área de Educação no Brasil

O professor Dermeval Saviani, uma das mais importantes personalidades da área de Educação no Brasil, vai ministrar Aula Magna de Pedagogia no Anfiteatro do Campus 2 da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), nesta quarta-feira, dia 27 de março, às 19h30. Quem não é aluno da IES deve se inscrever para efeitos de certificação no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLDA-ql4VGNTUk3jatJ9O8PD0dQOpZjof5ovAHfyxfL2eGhQ/viewform

O evento organizado pelo curso de pedagogia da UniFAJ ainda terá a presença da Editora Autores Associados oferecendo livros com descontos especiais. “Convido a todos para a Aula Magna da Pedagogia com o Prof. Dermeval Saviani, que, ao lado de Paulo Freire, é a principal referência para a educação brasileira”, enfatiza a professora Regina Maringoni, coordenadora do curso de pedagogia.

“Ele desenvolveu o entendimento sócio-histórico da educação nacional no sentido de identificar as principais teorias pedagógicas no panorama educacional brasileiro, a fim de que a função social da escola e da prática docente seja compreendida em seu contexto para sua análise ampla e profunda, orientada para transformação da formação humana”, informa a docente.

DERMEVAL SAVIANI

Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da UNICAMP; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, mas continua atuando como Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”; (HISTEDBR), tendo recebido o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Tiradentes de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

 

Comentários