Autistas universitários visitam autistas adolescentes para troca de experiência e desafios perante o vestibular e a vida acadêmica.

Idealizado por dois autistas, Veridiana Mellilo gestora do CAJ – Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna e Guilherme de Almeida, fundador do CAUCamp – Coletivo Autista da Unicamp, o primeiro encontro entre autistas universitários e autistas adolescentes superou as expectativas dos idealizadores e das equipes envolvidas.

Direcionado para estudantes da graduação e pós-graduação autistas da Unicamp e adolescentes pacientes do CAJ, o objetivo central do evento era proporcionar uma experiência de troca de vivências, desafios e conquistas entre os públicos, gerando a maior participação dos adultos na vida dos jovens, e vice-versa.

Comprovando a relevância deste movimento para a representatividade dos autistas na Universidade e visão de capacidade para o futuro dos jovens autistas os idealizadores foram surpreendidos com o depoimento de Mileide Cristina Oliveira Campanholi mãe do paciente Vinícius Oliveira Campanholi que relatou que seu filho chegou em casa radiante afirmando “mãe um autista adulto com características orientais falou, que somos especiais, que temos infinitas habilidades, e que não podemos nos sentir diminuídos, diante de vocês não autistas; que temos capacidades criadoras, formas diferenciadas de ver a realidade, capazes de mudar o ambiente e até o mundo….”.

Israel Gonçalves quem fez o relato é paciente do CAJ, funcionário da Prefeitura de Jaguariúna e hoje cursa sua segunda graduação na área de pedagogia. Após receber o depoimento afirmou “pra mim foi uma honra dividir aqueles sentimentos com todos ali. Eu agradeço muito por terem me permitido falar.”

O evento aconteceu no dia 10/03/2022 no Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna e contou com a participação de professores, estudantes da graduação e pós-graduação da Unicamp, adolescentes autistas atendidos pelo CAJ, equipe terapêutica do CAJ e a ilustre presença da Dra. Maria Tereza Egler Mantoan Mestre e doutora em Educação pela UNICAMP.

 

Comentários