Avenidas de Mogi Guaçu receberão nova iluminação com LED

As avenidas Mogi Mirim, Padre Jaime e 9 de Abril receberão nova iluminação pública nas próximas semanas através da substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED.

A obra é financiada através do Programa de Eficiência Energética da Elektro, mantido pela distribuidora em atendimento a resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Município de Mogi Guaçu conquistou o benefício em 2014, primeiro ano do programa, por meio de um projeto de eficiência energética desenvolvido pela Secretaria de Obras e Viação.

Todos os municípios podiam participar do programa e o projeto de Mogi Guaçu acabou sendo o vencedor, dentre 15 propostas concorrentes, fazendo jus ao repasse de R$ 422 mil.

O secretário de Obras e Viação, Salvador Franceli Neto, lembra que esse valor, à época, daria para adquirir 210 luminárias, mas, no decorrer de dois anos a planilha foi atualizada, viabilizando comprar mais por menos.

Como o custo diminuiu, o novo orçamento permitiu a aquisição de 350 luminárias de LED e incluir a 9 de Abril no projeto. O valor contratual também é menor, R$ 295 mil.

Segundo Salvador, isso significa que, por aditamento de até 25% do contrato, assinado esta semana, será possível instalar mais umas 80 luminárias em outra via pública a ser definida oportunamente.

O serviço será executado pela Energy, de São Paulo, com prazo de seis meses para ser concluído. Antes, a empresa fará medições para aferição do consumo atual, o que deve ser realizado na próxima semana.

A previsão é que todas as luminárias estejam instaladas antes do prazo. Após esta etapa, a empresa efetuará nova medição para conferir se novo sistema atingiu o nível de eficiência pretendido.

Matéria: ASCOM

 

Comentários