Bancos de praças são lacrados e espaços públicos fechados para reforçar isolamento social

Mais rígido e ostensivo, o novo processo de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Mogi Mirim teve continuidade na manhã desta quinta-feira (18), atingindo comércios da região central. Equipes da Central de Fiscalização e da Vigilância Sanitária percorreram as principais ruas no trabalho não apenas para orientação, mas também de fiscalização em relação ao cumprimento do decreto municipal 8.138/2020, que regulamenta o funcionamento do comércio e o atendimento às medidas sanitárias no combate à disseminação do novo coronavírus.

Fitas zebradas foram instaladas em bancos de espaços públicos do Centro por homens da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho abrange a Praça Rui Barbosa, Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, Praça Francisco Alves e Praça da Bandeira, na região próxima ao Colégio Imaculada Conceição.

A partir das 16h, serão fechados o conjunto de quadras Três Marias e a Academia ao Ar Livre, localizados no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés. Um carro de som com orientações aos comerciantes e munícipes também circula pela cidade como forma de prevenção. Todo o trabalho é coordenado pelas secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Segurança Pública e Saúde.

As ações realizadas nesta quinta-feira visam evitar aglomerações e conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. Com somente 48% de porcentual de isolamento nos últimos dias, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado, Mogi Mirim vê uma subida dos casos positivos e suspeitos da Covid-19.

Auto de infração

Auto de infração vem sendo entregues a proprietários de comércios que não cumprem o horário estabelecido de funcionamento das 12h às 16h (determinado pela Fase 2 do Plano São Paulo através do decreto estadual 64.994/20), de medidas que visem evitar a quantidade de clientes além da capacidade estabelecida, e a forma de exposição e venda dos produtos.

O uso obrigatório de máscaras também é fiscalizado. Estabelecimentos que não repeitarem as regras poderão ser multados e até lacrados.

O município registra 111 casos confirmados da doença, além de 42 casos suspeitos, segundo o boletim diário divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Saúde. São quatro mortes confirmadas e um óbito suspeito, de uma mulher de 85 anos.

No total a cidade tem 404 casos notificados e 83% de taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) somente com casos da Covid-19, existentes na Santa Casa de Misericórdia (sob intervenção da Prefeitura nos serviços SUS) e o Hospital 22 de Outubro.

 

Comentários