Biblioteca Pública Municipal de Pedreira comemorou o “Dia Nacional do Livro Infantil”

Na segunda-feira, 18 de abril, foi comemorado o “Dia Nacional do Livro Infantil”, e a Biblioteca Pública “João Luiz Alvarenga” de Pedreira recebeu a visita de alunos da Rede Municipal de Ensino e montou uma exposição especial com os novos livros incluídos em seu acervo.

“Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a Literatura Infantil Nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles”, destaca o secretário de Cultura João Paulo Nascimento.

Comemora-se, nessa data, a importância da produção literária voltada ao público infantojuvenil. Estruturada nas formas de fábula, conto, poema, teatro e romance, exalta-se, em 18 de abril, a literatura que constitui a base da formação de novos leitores. Afinal, dificilmente encontraremos leitores vorazes, ou seja, aqueles que devoram um livro atrás do outro, que não tenham iniciado o gosto pela leitura literária na infância, com base na leitura ou na audição de histórias divertidas, misteriosas, cheias de aventuras e de peripécias que povoam inúmeros livros infantis, como O Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Assim, comemora-se, no Dia Nacional do Livro Infantil, todo um universo de possibilidades criativas e imaginativas que se apresentam aos pequenos leitores em formação, os quais se aventuram nas páginas ficcionais de um livro que, muitas vezes, instigará sua imaginação e, consequentemente, expandirá sua percepção do mundo.

A Biblioteca Pública Municipal de Pedreira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3853-2861.

 

Comentários