Brasil recebe Congresso Internacional de Arqueologia

Escavações, pesquisas e achados em sítios arqueológicos estão despertando o interesse em conhecer detalhes da história da humanidade, fortalecendo a veracidade bíblica nos últimos dois séculos.

As mais recentes descobertas científicas no campo da arqueologia serão apresentadas durante o I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que acontecerá no Brasil em outubro de 2017. O evento reunirá professores, pesquisadores, arqueólogos e antropólogos de Israel, Estados Unidos e Brasil.

O Congresso é inédito na América do Sul, que segundo pesquisadores, carece de oportunidades de estudo na área da Arqueologia Bíblica. Para o coordenador geral do encontro, Ariel Horovitz, a iniciativa servirá para conhecer mais sobre a relação da bíblia com a arqueologia. “É uma grande oportunidade para todos. A ideia é estimular o interesse pela Arqueologia Bíblica e por Israel, para viabilizar isso, iremos facilitar o acesso ao tema através do contato com arqueólogos renomados.

Uma grande oportunidade para brasileiros e sul-americanos conhecer os grandes achados na Terra Santa”, comentou Horovitz.
O programa vai contar com palestras, plenárias, workshops e sessões temáticas. Entre os palestrantes confirmados estão, Adolfo Roitman (Curador dos Manuscritos do Mar Morto), Eli Shukron (Descobriu a piscina de Siloé), David Sedaca (Professora da Escola de Teologia de Nova York), Jorge Fabro (Presidente da Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental) e Rodrigo Silva (Curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP e apresentador do programa “Evidências” da TV Novo Tempo).

Oportunidade para intercâmbio
Segundo Ariel Horovitz, O Congresso será uma oportunidade de atualização profissional e acadêmica. “O Congresso vai promover o intercâmbio de ideias e uma imersão no tema. O participante vai estar em contato com pessoas de interesse comum para fazer networking, além de conhecer as novidades que surgem na área e compartilhar trabalhos científicos para disseminar a pesquisa.

Um evento internacional vai enriquecer o currículo dos interessados e ampliar possibilidades para estudantes e profissionais de áreas correlatas como história, geografia, teologia e outras áreas afins”, lembrou Horovitz.

A conferência de abertura do I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica será realizada pelo Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, doutor Adolfo Roitman. A palestra apresentará os Manuscritos do Mar Morto e detalhes desta descoberta que é considerada a maior do século XX. Roitman é licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

O I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica foi idealizado pelo Instituto Moriah Internacional Center em parceria com a Universidade Adventista de São Paulo e chancela da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Teremos conteúdo de alta qualidade, programação com assuntos atuais e relevantes que promovem um aprofundamento no tema, vale a pena participar”, concluí Horovitz.

Conheça os participantes
Prof. Me. Eli Shukron – Israel
Mestre em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Arqueólogo do Israel Antiquities Authority. Descobriu a Piscina de Siloé. Lidera escavações na Cidade de Davi.

Prof. Dr. Adolfo Roitman – Israel
Licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

Prof. Me. David Sedaca – Estados Unidos
Mestre em teologia, psicólogo pela Universidade de Harvard e professor de Pós-Graduação de Judaísmo Messiânico do Instituto “Charles Feinberg” da Escola de Teologia de Nova York.

Prof. Dr. Rodrigo Silva
Doutor em arqueologia clássica. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Prof. Me. Jorge Fabro
Bacharel em Direito e Mestre em Arqueologia e Literatura Hebraica. Presidente da ABAMO – Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental.

A inscrição no congresso pode ser feita no site do Instituto Moriah Center (http://moriacenter.com/ciab). Até 30 de junho o valor para inscrição está com desconto para estudantes universitários. O Unasp, campus Engenheiro Coelho, irá oferecer aos congressistas hospedagem e translado. O e-mail congresso@moriacenter.org e o telefone (11) 3280.0609 estão disponíveis para orientações e tira-dúvidas.

  

Comentários