Brigada de Emergência de Pedreira faz simulado de incêndio

Os integrantes da Brigada de Emergência Municipal de Pedreira realizaram, no dia 27 de setembro passado, nas instalações do Teatro Municipal Maestro José da Banda, situado na área central da cidade, simulação de incêndio. Essa atividade visa exercitar salvamento de vítimas e extinção de focos de fogo, aprimorando o trabalho. O exercício que é regulamentado, treina os voluntários da Brigada para agir em caso de acidentes, que exijam uma rápida e ordenada evacuação do prédio.

No simulado, a ação segue o protocolo de casos críticos, onde os funcionários iniciam a evacuação da área evitando que as pessoas entrem em pânico, conduzindo-as para a saída. “Durante a atividade cada integrante desenvolve uma ação distinta para dar maior realismo possível ao simulado. Além das equipes de resgate e combate a incêndio, que entram no local, ficaram em aberto as funções dos GCM’s e PM’s, que terão a atribuição de isolar as imediações, bem como orientar o trânsito na praça fronteiriça ao Teatro e ruas próximas”, acentuaram os coordenadores da Instituição, diretor-brigadista, Claudio Junior da Silva e o sub-diretor Tiago Broleze.

“Hoje, felizmente a cidade está mais segura. É preciso enaltecer o papel da nova Instituição Municipal, a Brigada de Emergência. O empenho e a dedicação que estes brigadistas demonstram. É o exemplo de que os voluntários estão unidos em torno do objetivo comum. E só verificar o que fizeram nos dias em que várias ocorrências de incêndio se registraram na Cidade”, enfatizou o prefeito Carlos Pollo.

O exercício simulado de incêndio permite aperfeiçoar as técnicas de salvamento e resgate de vítimas. Este trabalho é mais do que necessário para manter a segurança da comunidade. Capacita os Brigadistas com aulas teóricas e práticas. O treinamento envolve técnicas mais apuradas, uma maior concentração de voluntários, usando todos os recursos disponíveis no momento, enquanto outros profissionais se preocupam com as vítimas. A frequência de treinamento  é importante para manter os integrantes sempre atentos aos detalhes exigidos em cada combate.

Rádios Comunicadores
A Brigada de Emergência Municipal de Pedreira recebeu, no sábado, dia 27 de setembro, em doação do vereador Lica de Araújo,  equipamentos que vão permitir melhorar a atuação do Órgão na cidade. Foram destinados pelo vereador dois radiocomunicadores de bom alcance.

“Certamente os aparelhos vão propiciar melhor estrutura para o trabalho da Brigada de Emergência do Município. Com estes aparelhos, a Instituição estará melhor preparada para enfrentar possíveis desastres naturais.  É importante que todas as melhorias sejam agregadas a Corporação. Dispondo de tecnologias, estará sempre apta a salvar vidas e preservar áreas. E, agradecer ao vereador Lica, pela doação dos equipamentos, salientou o prefeito Professor Carlos Pollo.

 

Comentários