“Busão na Palma da Mão” é lançado com orientação aos usuários do transporte público

Neste sábado, 18 de agosto, a população de Jaguariúna teve a chance de conhecer de perto a grande novidade do transporte público da cidade. Trata-se do Programa “Busão na Palma da Mão” que vem com um aplicativo que informa o horário e itinerário dos ônibus municipais, o Citta Mobi.

Ao longo da manhã e início da tarde, funcionários da empresa e da prefeitura estiveram na praça Umbelina Bueno, auxiliando os usuários a baixar o APP nos celulares, além de explicar passo a passo como mexer e usar essa ferramenta. O próprio prefeito Gustavo Reis experimentou o aplicativo junto aos moradores.

“Fiz questão de estar junto aos usuários de ônibus para falar dessa novidade e até usar o app que traz mais tranquilidade e conforto a quem usa o transporte público no nosso município. Consegui ter um contato bastante positivo com as pessoas, que já aprovaram essa tecnologia e agora terão muito mais qualidade na hora de se locomover. Pude testar e comprovar os benefícios de se ter a hora certa que o ônibus vai passar no ponto. Ganhamos tempo e muita facilidade”.

Essa orientação e o lançamento oficial do “Busão na Palma da Mão” contaram com grande presença dos moradores da cidade que compartilharam a alegria em poder contar com essa ferramenta que está disponível a todos os usuários do transporte público municipal.

O Citta Mobi traz mais conectividade durante as viagens, já que é possível acessar todos os itinerários e horários dos veículos da concessionária Metrópolis usando apenas o celular. Além disso, o acesso à internet grátis (wifi) também é oferecido aos passageiros.

O aplicativo funciona por geolocalização (GPS) e será alimentado em tempo real pela empresa responsável pelo transporte público, para conseguir levar os horários corretos de chegada de cada ônibus nos pontos de embarque e desembarque.

A ferramenta é bem fácil de usar e além de detalhar os horários, ainda traça as melhores rotas para cada usuário.

Com a medida, a administração municipal atinge um dos pontos que mais podem melhorar o transporte público, já que a principal queixa dos usuários no Brasil todo é em relação ao tempo de espera no ponto. A própria empresa que desenvolveu o Citta Mobi fez um levantamento em 2017 e concluiu que 22% das pessoas apontavam esse como o maior problema no país quando o assunto era o transporte.

O Secretário de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, Josino José da Silva, participou do evento no sábado, ressaltando a busca constante de melhorar o serviço à população, investindo em infraestrutura. “Nós recebemos esse projeto com muito otimismo e vamos auxiliar do jeito que for necessário. Será uma forma também de nos planejarmos, tendo uma real noção de como estão os itinerários dos nossos ônibus e o cumprimento dos horários. Ter essa recepção da população já nos traz alegria de que o projeto já está dando certo.”

A Metrópolis deve seguir várias exigências da prefeitura em relação ao transporte público e essa ação vai neste sentido. Trata-se de uma parceria entre a concessionária e empresa Citta Mobi que oferece ainda o serviço dentro do aplicativo do “Botão de Emergência”, para que os passageiros possam acionar em casos de violência, assédio, entre outros. Há ainda a oferta desse aplicativo com acessibilidade para cegos.

Para usufruir do serviço basta baixar o CittaMobi no smartphone Android ou IOS.

 

Comentários