Caixa de gordura: dispositivo indispensável para todos os imóveis

A conscientização sobre o descarte irregular de resíduos na rede coletora de esgoto é um dos principais desafios da Águas de Holambra. Por isso, a concessionária desenvolve campanhas educativas sobre o tema durante todo o ano.

Entre vários itens que compõe o sistema de esgoto, um é fundamental em qualquer tipo de imóvel, mas imprescindível em restaurantes, lanchonetes, supermercados e afins: a caixa de gordura. Quem explica a necessidade e a importância desse equipamento é o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra.

“A caixa de gordura atua como uma espécie de primeiro filtro da rede de esgoto. Vamos considerar um restaurante, por exemplo. Sem a caixa de gordura, todo o material eliminado na pia iria direto para a rede coletora de esgoto – restos de comida, óleo e gorduras, causando diversos problemas, entre eles, incrustação na tubulação”, explica Alan. “A caixa de gordura é um importante dispositivo para que não ocorram esses tipos de problema”, emenda.

Mas como esse processo acontece? “Como o próprio nome diz, a caixa de gordura armazena toda a gordura eliminada no ralo da pia, mantendo a tubulação livre para o escoar a água”, comenta Alan. Mas para que ela cumpra seu papel de forma adequada, necessita de manutenção regular.

 MANUTENÇÃO

A manutenção da caixa de gordura é importantíssima porque evita entupimentos na rede. “Em estabelecimentos comerciais, a caixa com excesso de gordura gera até problemas na rotina dos empregados, como a demora no escoamento da água da pia. Outra situação costuma ser o retorno da sujeira pelo ralo e, por fim, o entupimento da tubulação”, diz Alan.

Algumas medidas bastante simples podem evitar excessos na caixa de gordura:

– Retire toda a sobra de comida e de óleo de pratos, travessas e panelas antes de colocá-las na pia;

– Limpe bem a louça com a ajuda de papel toalha pois, dessa maneira, os utensílios vão para a pia sem resíduos;

– Jamais descarte óleos e gorduras no ralo na pia. Utilize garrafas pet para guardar o óleo;

– Destine o óleo armazenado às empresas que reciclem o produto.

VALE LEMBRAR

A caixa de gordura acumula os resíduos de gordura da cozinha, transformando-os em blocos compactos. Isso evita que eles passem pelo ralo e danifiquem a tubulação.

Com o tempo, esses blocos compactos de gordura enchem a caixa. Além do risco de transbordar, isso pode causar o entupimento de redes de esgoto. A solução? Fazer a limpeza periódica!

Mas quando fazer a limpeza da caixa de gordura?

– De 6 em 6 meses para caixas de gordura em residências;

– De 3 em 3 meses para as caixas localizadas em apartamentos;

– Uma vez ao mês em bares e restaurantes de pequeno porte;

– Toda a semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.