CÂMARA APROVA PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Holambra, realizada na última segunda-feira, 2 de outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 21/2023, que visa instituir no ensino fundamental da rede municipal de Ensino, a Semana da Educação Financeira. A iniciativa é do vereador Fabiano Soares de Lima.
Segundo o documento, a educação financeira é uma competência essencial para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios econômicos e financeiros da vida adulta a fim de proporcionar aos estudantes uma base sólida de conhecimentos e habilidades relacionados ao manejo responsável do dinheiro.
O vereador Fabiano explica que o Estado já vem trabalhando esse projeto na grade escolar em escolas estaduais e que a ideia é levar também para o município. “O objetivo é incluir nas escolas de nível fundamental durante uma semana, debates sobre o assunto em sala de aula, não é falar apenas sobre dívida, economizar dinheiro, mas também trazer todo tipo de informação necessária para que o jovem entenda sobre economia, como questões de empréstimos, funcionamento da economia brasileira, bolsa de valores e dolarização, tudo para que o estudante desde cedo entenda o valor do dinheiro, endividamento e uma série de problemas,” disse.
Fabiano esclarece ainda que esse projeto pode ser desenvolvido na escola em paralelo com o que já está sendo ensinado em cada disciplina dentro de sua área específica, através de atividades lúdicas e também parcerias.
Como esclarece o documento, a Semana da Educação Financeira contribuirá para a promoção da equidade social, uma vez que alunos de diferentes contextos socioeconômicos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos que podem impactar positivamente em suas trajetórias pessoais e familiares e pode ser um instrumento de combate à exclusão social, empoderando os estudantes na tomada de decisões e evitar armadilhas financeiras que perpetuam no ciclo de desigualdade.