Câmara de Jaguariúna recebe requerimento que pede aulas de libras nas escolas municipais

O vereador José Muniz apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, que solicita ao Executivo Municipal informações da possibilidade de acrescentar nas disciplinas de todas as escolas municipais aulas de libras. Na justificativa, Muniz diz que aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional.

“Não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. Ainda assim, o ensino da Língua de Sinais é bastante precário no Brasil. Muitos deficientes auditivos aprendem a linguagem em centros voltados exclusivamente para pessoas com deficiência”, afirmou.

A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436, como uma das línguas oficiais do país, sendo regulado pelo Decreto nº 5.626/2005. O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.

 

Comentários