Câmara tem sessão tranquila após duas semanas de controvérsias

Os vereadores da Câmara Municipal de Holambra tiveram uma sessão tranquila na última segunda-feira, dia 5 de dezembro. Clima bem diferente das duas últimas sessões, quando a rejeição do projeto de revisão da Lei Orgânica provocou debates acalorados entre vereadores com opiniões contrárias, com argumentos e ataques pessoais dividindo espaço em tribuna.

O presidente da Câmara, Pedro Weel(PTB), utilizou uma parábola atribuída ao filósofo ateniense Sócrates para sublinhar a necessidade de manter uma postura ética ao utilizar a palavra. No texto lido por Pedro Weel, “As três peneiras”, antes de ouvir uma informação, Sócrates pediu ao interlocutor que a submetesse ao crivo da verdade, bondade e necessidade. “Se não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, então é melhor que o guardes apenas para ti”, reproduziu Pedro, orientando de forma sutil futuros pronunciamentos.

O presidente da Casa concluiu o discurso com o desfecho que resume o princípio do texto: “Pessoas sábias falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas”, finalizou.

Informações

Eduardo da Silva(Pernambuco-PSD) utilizou a tribuna para solicitar que a Prefeitura se manifeste a respeito do possível fechamento das creches municipais a partir do dia 15 de dezembro para o período de férias. O retorno às aulas das crianças com quatro anos aconteceria apenas em fevereiro. O vereador cobrou ainda informações sobre eventual falta de medicamentos na farmácia municipal que teria sido relatada por alguns usuários.

São Nicolau

Jacinta Heijden parabenizou o grupo Losango por mais uma edição das comemorações do dia de São Nicolau. “É importante mantermos viva as nossas raízes, a nossa cultura, e a Festa de São Nicolau e seus auxiliares Pedros Negros é um evento que ganha força e vida a cada nova edição.  Um evento consagrado que faz parte do calendário de eventos de nossa cidade”, afirmou.

A vereadora também parabenizou a empresa Ball pela inauguração de sua nova sede, que aconteceu nos primeiros dias de dezembro. “Uma obra belíssima, com uma arquitetura nos moldes coloniais e construída nos mínimos detalhes, planejada pensando na sustentabilidade, acessibilidade e na preservação do meio ambiente. (A empresa) atualmente conta com 107 colaboradores, centenas de clientes e diversos locais de produção. Obrigada por terem escolhido Holambra e desejo-lhes sucesso em mais esta iniciativa“.

Iluminação

Jacinta foi autora de três das quatro indicações apresentadas na sessão. A vereadora pediu implantação de iluminação na HBR-020, a partir da rua das Dálias, nas imediações do loteamento Holland Park, até a praça da Cachoeira. “Em outra indicação já solicitei a construção de ciclovias e agora a iluminação pública também se faz necessária. Temos observado um grande fluxo de usuários neste trecho e a tendência é aumentar em consequência dos novos condomínios no seu entorno, portanto algumas medidas se tornam imprescindíveis como forma de oferecer melhores condições à nossa população”, ressaltou Jacinta.

Ela pediu ainda que o Executivo notifique proprietários de imóveis localizados na rua Campo de Pouso, sentido rua Campo das Palmas, para que providenciem a construção de calçadas, cumprindo a legislação vigente. Em sua terceira solicitação, Jacinta apontou a necessidade da implantação de faixa de pedestres na Rota dos Imigrantes, na altura da rua Dória Vasconcelos.

Jesus Aparecido(Jesus da Farmácia-PSD) pediu a construção de calçada ou aumento do recuo em trecho da rua Jorge Latour próximo ao semáfora, na lateral do comércio HBA. No local, a pequena calçada existente é ocupada por grandes árvores, forçando pedestres a transitar pela rua sob risco de atropelamento.

A próxima sessão da Câmara será realizada no dia 12 de dezembro, a partir das 19 horas, na sede do Legislativo.

 

Comentários