Caminhada com Márcio Atalla reúne 3.000 pessoas em Jaguariúna

A população de Jaguariúna acordou mais cedo no sábado, dia 30 de maio, e enfrentou o frio de 11 graus para conhecer de perto o preparador físico Marcio Atalla e saber mais sobre o projeto Vida de Saúde, que pretende melhorar os índices de saúde e a qualidade de vida dos moradores da cidade por meio de uma vida com mais movimento e de uma alimentação mais equilibrada.

Como o objetivo de chamar a atenção dos moradores para a importância do movimento, foram oferecidas aulas abertas de ioga, alongamento, ritmos e lutas. Mas o ponto alto do evento foi uma caminhada de 3 km liderada por Atalla. “O movimento é a melhor e mais barata medicina preventiva. Se você ficar uma hora a mais do seu dia em pé em vez de sentado, já aumenta o seu gasto calórico e diminui o risco de uma série de doenças”, diz.

As atividades no Centro Cultural começaram às 7 horas, com a abertura das tendas de cadastramento da população no Vida de Saúde. “O cadastramento é importante porque vai permitir a medição dos dados de saúde da população antes e depois do projeto. Esses dados irão alimentar o estudo científico que vai mostrar o impacto da mudança de hábitos na saúde da população”, conta Atalla.

“Jaguariúna é uma cidade que retrata os problemas de saúde do Brasil. Mais da metade da população da cidade está acima do peso. Junto com os cardíacos, os hipertensos e os diabéticos, essas pessoas dependem cada vez mais do Sistema de Saúde, que já está sobrecarregado”, afirma o professor.

A ideia do projeto é mostrar que você pode melhorar essas estatísticas com mudanças simples: se mexendo mais e comendo mais alimentos in natura, por exemplo. Os cadastrados no projeto terão acesso a uma plataforma digital que vai fornecer orientação nutricional e de movimento. “Acumular passos, subir escadas… a gente vai dar várias ferramentas e a pessoa decide onde ela vai mudar o estilo de vida dela. Mas o passo inicial é: procure uma UBS e faça o cadastramento”, sugere Atalla. O cadastramento vai até 25 de maio.

“Eu sempre quiz fazer uma mudança que não fosse de uma pessoa, mas de uma população”, conclui o professor de educação física especializado em treinamento de alto rendimento.

A plataforma do Vida de Saúde só poderá ser acessada pelos moradores de Jaguariúna (a partir do número do cartão cidadão). Mas o projeto conta com site (vidadesaude.com.br [8]), página no Facebook (Vida de Saúde com Marcio Atalla) e Instagram (@vidadesaude), para que todos os interessados possam acompanhar a evolução. Em breve será lançado um canal no YouTube do projeto, com vídeos produzidos pela Bossa Nova Filmes em Jaguariúna, com a população da cidade.

Matéria: Angélica Banhara

 

Comentários