Caminhada e Café Sensorial sensibilizam sobre inclusão

A programação do Setembro Verde, mês oficial da luta pela inclusão dos direitos da pessoa com deficiência, foi iniciada na última segunda-feira. O evento é organizado pelo COMDEF (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) com apoio da Secretaria de Promoção Social e em parceria com o SENAC Itapira.

A primeira ação foi a Caminhada Inclusiva que ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 4 de setembro. Com saída da Apae Itapira, reuniu alunos e funcionários das entidades, familiares, conselheiros do COMDEF, alunos da E.E. Pedro Ferreira Cintra e apoiadores da causa.

Mais de 100 pessoas participaram levando faixas, bexigas e demais adereços da cor verde. O percurso compreendeu as avenidas Comendador Virgolino de Oliveira, Rio Branco e Italianos durante a ida e a volta.

Na manhã de terça-feira, 5, ocorreu o Café Sensorial no Salão da Igreja Matriz de Santo Antônio. Autoridades e representantes de vários setores da sociedade estiveram presentes e participaram de uma dinâmica de café da manhã com os olhos vendados e uma apresentação na linguagem de sinais. Em seguida, houve uma roda de conversa sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O cronograma se encerra no dia 23 de setembro com a Contação de Histórias e Empréstimos de Livros no bairro Assad Alcici. Além das atividades literárias, haverá também a participação especial de Glauco Lauri, que leva ao público um pouco de sua experiência como deficiente visual.

Matéria: ASCOM

 

Comentários