Campanha busca melhorar estoques de sangue em Itapira

A Campanha de Doação de Sangue realizada pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira tem nova edição na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, no Lions Clube de Itapira das 9h00 às 12h00.

Com os estoques em baixa, os organizadores pedem que a população se mobilize e compareça ao local. “Todos os tipos de sangue estão em falta no nosso banco e também no da Unicamp. Além da necessidade para atender emergências, a reserva de bolsas também é essencial para alguns casos de cirurgia eletiva. E essa falta de sangue pode, inclusive, ocasionar o cancelamento de procedimentos que já estão agendados”, destacou Marcela Urbano, bioquímica do Banco de Sangue do Hospital Municipal.

Estão aptos a doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos portando documento com foto (menores devem estar acompanhados do responsável), que não tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, que sejam saudáveis e não tenham feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.  Se o piercing for de mucosa, o candidato só pode doar um ano depois que retirar a jóia.

Nos casos de dengue, zika vírus, chikungunya, quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos, o intervalo mínimo para doação é de 30 dias após a ausência total dos sintomas. O mesmo prazo é aplicado para pacientes que tomaram a vacina contra a H1N1. Para os que tiveram resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita depois de pelo menos 15 dias depois da cura.

Além dessas orientações, o Hemocentro pede para que o candidato não esteja jejum e não tenha consumido bebida alcoólica nas últimas 48 horas. No caso de fumantes, é necessário abstinência duas horas antes e depois do procedimento.

No local de doação, todos os candidatos passam pelo cadastro, triagem médica com aferição de pressão, teste de anemia e condições físicas, entrevista sigilosa e lanche.

O Lions Clube de Itapira fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, bairro Santa Cruz. Dúvidas sobre o procedimento podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432.

Matéria: Prefeitura de Itapira

snague

 

Comentários