Campanha de Prevenção contra a Leishmaniose Visceral é realizada em Pedreira

Doença infecciosa grave que pode atingir as pessoas e os animais, é causada por um parasita do gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto infectado, conhecido como “Mosquito Palha”.

Nos humanos os principais sintomas e sanais são: Febre prolongada; Anemia; Emagrecimento; Fraqueza e cansaço; Aumento do Baço e Fígado; Diarreia; Inflamação dos gânglios linfáticos. Nos animais os sintomas são os seguintes: Perda de apetite; Emagrecimento rápido; Diarreia e vômito; Feridas no focinho, orelhas e na pele; Queda de pelos e Sangramento intestinais.

Como prevenção as pessoas devem manter a casa, quintal, canis, hortas e jardins sempre limpos. Evite acumular matéria orgânica como folhas e frutos, fezes de animais e restos de comida. Recomenda-se não criar galinhas e porcos em ambiente urbano. Usar repelentes nos ambientes onde os insetos podem ser encontrados, além de usar telas (malhas de 1 mm) nas janelas, portas e embale sempre o lixo.

Cuide bem da saúde de seu cão, fique atento a saúde de seu animal de estimação, leve-o ao veterinário para identificar os sintomas. Não abandone ou deixe seu cão solto na rua, ele pode ser infectado em locais onde há a doença. Use coleiras nos cães a base de deltametrina a 4% para protege-los da picada do “Mosquito Palha”.

Diagnóstico e tratamento da Leishmaniose Viceral Humana são oferecidos gratuitamente no SUS – Sistema Único de Saúde.

GLAUCO MAZZETTO

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

 

Comentários