CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA VACINA QUASE 1500 ANIMAIS NO ÚLTIMO SÁBADO

O segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica (contra a raiva animal) aconteceu no último sábado, dia 9, em Jaguariúna. Com o lema “Não deixe a raiva matar seu amor”, durante o dia inteiro cães e gatos foram levados pelos donos a vários postos de saúde.

Segundo a secretaria municipal de saúde, ao todo 1462 animais foram vacinados. 1.230 cães e 232 gatos.

Para o médico veterinário, José Eduardo Chaib de Moraes, o número está dentro do esperado. “Vacinar os animais contra raiva é um ato de respeito à saúde coletiva evitando e prevenindo transmissão da raiva aos humanos”, incentiva o veterinário.

Esse foi o segundo dia da Campanha de Vacinação Antirrábica realizada na cidade. Até agora, somando os dois dias, já foram vacinados 2.859 animais sendo 2.398 cães e 461 gatos.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar em Jaguariúna 5.820 cães (80 % da população existente) e 1.001 gatos (100%). Para que isso seja possível, a campanha continua nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro.

A recomendação é para que os donos dos animais levem o Cartão Cidadão. Além disso, cães ferozes devem estar com coleira e focinheira e serem conduzidos por adultos. A secretaria de saúde não irá fornecer doses de vacinas para serem levadas para casa.

Os locais e horários de vacinação estão no site da Prefeitura (www.jaguariuna.sp.gov.br).

Reportagem: Lícia Mangiavacchi

Fotos: Samuel Oliveira

  

Comentários