Campanha de vacinação contra a gripe começa em 17 de abril

A Policlínica Municipal inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de abril, a Campanha Nacional de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe H1N1. A imunização será feita gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, até o dia 26 de maio.

Serão contemplados pela campanha idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mães de recém-nascidos com até 45 dias, crianças com até quatro anos de idade, profissionais da saúde, professores de escolas publicas e privadas e portadores de doenças crônicas.

A enfermeira responsável pela vacinação em Holambra, Wilma Gomes, destaca que a população deve ficar atenta em relação a gripe H1N1, principalmente durante os períodos mais frios do ano. “É muito importante que a população procure a unidade de saúde para prevenção e mantenha a carteira de vacinação em dia”, disse.

No ano passado, 3.360 holambrenses foram imunizados durante a ação. Nesse período, a cidade registrou um caso de infecção.

Vacina contra HPV
De acordo com Wilma, a Policlínica Municipal ainda dispõe de dosas da vacina contra HPV, destinada somente a meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. A inclusão de jovens do sexo masculino no calendário de imunização, anunciada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, entrou em vigor em janeiro.

De acordo com estudos realizados em países que adotaram a vacinação de meninos, a participação desse grupo contribui para a diminuição de casos de câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a redução da circulação do vírus na população. Além disso, os próprios garotos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais – problemas também relacionados ao HPV.

Matéria: ASCOM

A campanha de vacinação será realizada no sábado, 30, das 8h00 às 17h00

  

Comentários